A administração da Benfica SAD considerou esta segunda-feira que a OPA parcial lançada pela Sport Lisboa e Benfica SGPS é "oportuna e a contrapartida é justificada", recomendando aos acionistas que aceitem a proposta.
Esta é a conclusão da apreciação do Conselho de Administração da sociedade anónima desportiva das "águias" sobre o anúncio preliminar da OPA parcial divulgado a 18 de novembro, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A administração da SAD reitera que as ações da sociedade continuarão a ser cotadas em bolsa, destacando que esse aspeto é fundamental para que a SAD possa recorrer ao financiamento através de emissões obrigacionistas. "Para manter plenamente aberta esta via de captação de financiamento, a Benfica SAD deverá manter o seu estatuto de sociedade emitente de ações admitidas à negociação em mercado regulamentado", destaca o documento.
No comunicado é ainda referido que os membros dos conselhos de administração quer da sociedade oferente quer da SAD que detêm ações estão impedidos de vender esses títulos na OPA. E é indicado ainda que "nenhum dos membros do Conselho de Administração da Benfica SAD pretende adquirir ou alienar ações representativas do capital social da Benfica SAD no âmbito da oferta".
No entanto, no anúncio preliminar era referido que os membros de órgãos sociais das sociedades que detenham ações e que estejam impedidos de as vender na OPA terão direito a receber a mesma contrapartida, de cinco euros por ação, quando cessarem funções. Isto significa que o presidente da SAD, Luís Filipe Vieira, assegura que a participação que detém na sociedade vale cerca de 3,8 milhões de euros.
O anúncio preliminar da OPA parcial incide sobre 28,0671% do capital da Benfica SAD. Caso a oferta seja totalmente satisfeita, o clube da Luz passaria a deter 91,72% do capital da SAD, de forma direta e através da Sport Lisboa e Benfica SGPS.
(notícia atualizada às 21h26)
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Guarda-redes pede uma reflexão ao grupo após um resultado comprometedor na luta pelo acesso ao Mundial
Médio descreveu rasto de destruição deixado depois do ataque russo, que atingiu a sua casa na Ucrânia
Médio do Benfica recusa baixar os braços depois do dissabor na qualificação para o Mundial
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo