Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica, saúda as linhas mestras propostas por José Pereira da Costa, líder da Mesa da Assembleia Geral, sobre o Regulamento Eleitoral que será sujeito a sufrágio dos sócios na AG de dia 27. Contudo, e apesar de defender o voto eletrónico, o advogado entende que se devia ter ido mais além.
"Desde o início, temos defendido que nenhum benfiquista deve ser impedido de exercer o seu direito de voto por razões geográficas, logísticas ou até de saúde. Ainda assim, lamentamos que a solução proposta não abranja todos os sócios: em Portugal continental, muitos benfiquistas continuam sem condições financeiras ou de saúde para se deslocarem às mesas de voto físicas. Defendemos, por isso, que o voto eletrónico online coexista com o voto físico, cabendo ao sócio escolher o método que mais lhe convém. Incluir é fortalecer a democracia interna; excluir é negá-la", afirma Cristóvão Carvalho em declarações à assessoria.
Depois de reafirmar o "compromisso com um modelo seguro, certificado, auditável e transparente, com encriptação do voto e possibilidade de auditoria integral", Cristóvão Carvalho deixou um repto aos restantes pretendentes à liderança das águias. "Sabemos que, de acordo com a última revisão dos Estatutos, que agora entra em vigor, a implementação do voto eletrónico está condicionada à não oposição de nenhuma candidatura. Respeitamos essa decisão soberana dos sócios. No entanto, entendemos que, perante um processo totalmente certificado, seguro e auditável, o candidato que opte por usar o seu poder de veto deve assumir publicamente as razões pelas quais pretende impedir que centenas de milhares de benfiquistas exerçam o seu direito de voto. E deve ser claro nessa tomada de posição. Não basta dizer que tem dúvidas. Tem de assumir certezas", frisou.
O próximo passo será a reunião de dia 9, que vai juntar as seis candidaturas com a MAG. A candidatura de Cristóvão Carvalho promete "continuar a defender de forma firme e determinada a universalidade do direito de voto, independentemente do local onde os sócios se encontrem, e a livre escolha entre voto físico e voto eletrónico".
Benfica em permanente contacto com o jogador ucraniano, prestando o apoio necessário ao médio e à sua família
Jogador do Benfica está ao serviço da seleção da Ucrânia mas a mulher, grávida de 8 meses, encontrava-se na casa na capital do país
Ataque na última noite em Kiev, capital da Ucrânia
Espanhol olha para Carreras como um exemplo
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos