Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Advertisement Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:15

12 setembro

Santa Clara

Santa Clara

Cristóvão Carvalho exige que todos os sócios do Benfica possam escolher como votar

Candidato saúda avanço no Regulamento Eleitoral mas defende que o voto eletrónico online coexista com o físico

Advogado exige explicações aos candidatos que são contra o voto eletrónico
Advogado exige explicações aos candidatos que são contra o voto eletrónico • Foto: Sérgio Lemos

Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica, saúda as linhas mestras propostas por José Pereira da Costa, líder da Mesa da Assembleia Geral, sobre o Regulamento Eleitoral que será sujeito a sufrágio dos sócios na AG de dia 27. Contudo, e apesar de defender o voto eletrónico, o advogado entende que se devia ter ido mais além.

"Desde o início, temos defendido que nenhum benfiquista deve ser impedido de exercer o seu direito de voto por razões geográficas, logísticas ou até de saúde. Ainda assim, lamentamos que a solução proposta não abranja todos os sócios: em Portugal continental, muitos benfiquistas continuam sem condições financeiras ou de saúde para se deslocarem às mesas de voto físicas. Defendemos, por isso, que o voto eletrónico online coexista com o voto físico, cabendo ao sócio escolher o método que mais lhe convém. Incluir é fortalecer a democracia interna; excluir é negá-la", afirma Cristóvão Carvalho em declarações à assessoria.

Depois de reafirmar o "compromisso com um modelo seguro, certificado, auditável e transparente, com encriptação do voto e possibilidade de auditoria integral", Cristóvão Carvalho deixou um repto aos restantes pretendentes à liderança das águias. "Sabemos que, de acordo com a última revisão dos Estatutos, que agora entra em vigor, a implementação do voto eletrónico está condicionada à não oposição de nenhuma candidatura. Respeitamos essa decisão soberana dos sócios. No entanto, entendemos que, perante um processo totalmente certificado, seguro e auditável, o candidato que opte por usar o seu poder de veto deve assumir publicamente as razões pelas quais pretende impedir que centenas de milhares de benfiquistas exerçam o seu direito de voto. E deve ser claro nessa tomada de posição. Não basta dizer que tem dúvidas. Tem de assumir certezas", frisou.

O próximo passo será a reunião de dia 9, que vai juntar as seis candidaturas com a MAG. A candidatura de Cristóvão Carvalho promete "continuar a defender de forma firme e determinada a universalidade do direito de voto, independentemente do local onde os sócios se encontrem, e a livre escolha entre voto físico e voto eletrónico".

4
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas