A DIRECÇÃO do Benfica vai propor um aumento de quotas na ordem dos três euros (600 escudos) mensais na Assembleia Geral a ter lugar na próxima sexta-feira à noite. Os dirigentes do clube da Luz pretendem subir o valor das quotas dos actuais 9 euros (1800 escudos) para os 12 euros (2400 escudos), no sentido de ajudar a combater o passivo do clube, estimado em 83,5 milhões de euros (17 milhões e trezentos mil contos).
Os estudos efectuados pelos responsáveis benfiquistas estabeleciam como ideal para combater o passivo um valor na ordem dos 15 euros (três mil escudos mensais). Todavia, tendo em conta a actual conjuntura de recessão económica, os responsáveis do clube da águia optaram por um aumento inferior, correspondente a 33,3 por cento.
Este aumento, caso os associados o aprovem na Assembleia Geral de sexta-feira, implica um acréscimo de 39 euros (7800 escudos) por ano. Dos actuais 116 euros (23 400 escudos anuais), os sócios do Benfica passarão a pagar 155 euros (31 200 escudos). Os associados mais jovens bem como os reformados pagarão seis euros (1200 escudos por mês).
Refira-se que os sócios que não concordem com os valores propostos pela Direcção poderão apresentar uma contraproposta à Mesa da AG em plena reunião magna.
De notar que o Sporting também procedeu a um aumento da quotização há pouco mais de um mês. Os associados leoninos pagavam 9,5 euros (1900 escudos) e passaram a pagar 11 euros (2200 escudos).
A opinião dos sócios
MANUEL BOTO
"Em princípio, concordo. O valor das quotas não é actualizado há muito tempo e os sócios estão cada vez mais exigentes. Não se pode querer galinhar gorda por pouco dinheiro. Há, no entanto, que pensar se esta medida terá rendibilidade. Um aumento do preço pode provocar desistências. Sabendo-se que já pagam uma quota suplementar para assistir aos jogos e que os direitos de transmissão foram cedidos, é necessário perceber quantos deles vão preferir ver os encontros pela televisão, mesmo pagando a assinatura da Sport TV".
CÂNDIDO GOUVEIA
"Tudo o que for feito para ajudar o Benfica é positivo. Concordo com o aumento do preço das quotas, mas seria preferível dividir os sócios efectivos em dois escalões. Ou seja, os que tivessem menos possibilidades financeiras pagariam, por exemplo, dez euros (dois mil escudos). Os restantes, que pudessem e quisessem dar algo mais, contribuiriam com 12,5 euros (dois mil e quinhentos). Há pessoas que não podem suportar o aumento, mas existem outras que pretendem ajudar ainda mais o clube. Esta podia ser a solução".
GASPAR RAMOS
"O clube atravessa problemas financeiros tão grandes que os sócios têm de ajudar. Muitos deles vivem com dificuldades, mas é-lhes solicitado um esforço suplementar. O preço das quotas não aumenta há muito tempo. Se tivesse existido actualização anual, este acréscimo não seria tão penalizante. Concordo com a proposta da Direcção do Benfica e vou votar a favoravelmente na próxima Assembleia Geral. Como referi, a situação é de tal forma desastrosa que é necessário o contributo de todos os benfiquistas".
Antigo avançado italiano que passou pela Luz entre 2005 e 2007 confia em ambos por serem "corretos, honestos e muito válidos"
Águias detalham como são feitas as deslocações para o estádio
Árbitro da AF Évora estará na 7.ª jornada no Estoril-Sporting
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º