Contra factos não há argumentos. Ora, dizer que Jorge Jesus é um dos treinadores com mais sucesso a nível europeu está longe de ser descabido, uma vez que o técnico do Benfica já conhece bem "os cantos à casa" da Liga Europa. Não é por acaso que o técnico está no topo no que a jogos e vitórias diz respeito, embora continue a faltar um título europeu.
A Taça UEFA passou a ser denominada Liga Europa na mesma temporada em que Jesus passou a defender as cores do clube encarnado (2009/10) e, desde então, mesmo com uma passagem de sucesso pela Liga dos Campeões - quartos-de-final em 2011/12 -, o técnico está perto de garantir todos os recordes na segunda prova importante a nível europeu. Em termos de jogos, soma 39, um máximo entre os técnicos só igualado por... Unai Emery, técnico do Sevilha.
Em relação aos jogos, Jesus vai atingir as quatro dezenas quando vir as águias discutir a final com o clube andaluz, mas sabe que Emery, naturalmente, irá imitar essa marca. O recorde que pode tornar só seu é o de vitórias, já que o Benfica de Jesus ganhou uns impressionantes 26 jogos em 39 partidas (Emery só venceu 21), estando de momento igualado com André Villas-Boas - AVB fê-lo em 38 encontros. Uma vitória seria, tal como o ditado português, "matar dois coelhos com uma cajadada só".
Jesus certamente quereria poder exibir esta marca na Liga dos Campeões, mas não deixa de ser de destaque o facto de as águias terem atingido pelo menos os quartos-de-final das competições europeias em todas as 5 temporadas com o técnico ao leme. Isto para não falar das duas finais consecutivas, ainda com a de quarta-feira por jogar. Mas fica o registo individual: se ganhar, passa a ser o treinador com mais triunfos na história da Liga Europa, da "sua" Liga Europa, que só falta conquistar.
JESUS NA LIGA EUROPA
Benfica lá em cima
Não é difícil adivinhar que, se Jesus apresenta números desta magnitude, é natural que as águias também surjam no top do registo de equipas na Liga Europa. Ora, incluindo sempre as pré-eliminatórias e playoffs (no caso do clube português, diante do Vorksla Poltava em 2009/10), o Benfica é o segundo clube com mais vitórias na prova. Só mesmo o Atlético Madrid fica à frente...
As águias somam, nesta altura, 26 triunfos em 39 jogos - todos com Jesus -, enquanto o Atlético, agora na final da Champions, tem 27 vitórias em 42 encontros, sendo que 4 vitórias e 4 jogos foram em pré-eliminatórias. Assim sendo, a conquista da Liga Europa empurra os encarnados para um empate pelo primeiro posto com a equipa que já festejou por duas ocasiões.
Também no que a golos diz respeito, o Benfica aparece no topo, mas se contabilizarmos somente da fase de grupos para a frente. Os encarnados têm exibido o rolo compressor a nível europeu, com 68 golos marcados, enquanto o PSV Eindhoven surge na segunda posição, com 64. Já Cardozo aparece em segundo na lista individual, com 20 remates certeiros, contra os 30 de Radamel Falcão.