O nome de Manuel dos Santos consta do lote de jogadores campeões nacionais pelo Benfica. Há precisamente 20 anos o defesa-esquerdo aterrou em Lisboa para abraçar a primeira experiência fora do futebol francês, onde fizera carreira no Monaco, Montpellier e Marselha. Convenceu Giovanni Trappatoni, que lhe entregou a titularidade em detrimento do grego Fyssas. Terminou a época com 34 jogos, nos quais marcou um golo (no triunfo, por 4-2, sobre o Heerenveen na Liga Europa) e fez 3 assistências (no 3-3 com o Sporting para os 'oitavos' da Taça de Portugal, que os encarnados venceram nos penáltis, na goleada por 4-0 ao V. Setúbal e no triunfo por 3-1 diante do Oriental na Taça de Portugal). Na temporada seguinte o cenário mudou radicalmente com a chegada de Ronald Koeman, que apostou no brasileiro Léo para ser o titular. Por isso, em janeiro de 2006 regressou a casa, ou seja, ao Monaco onde ainda continua agora como treinador da equipa de sub-17.
A propósito da deslocação do Benfica ao principado nesta quarta-feira, Manuel dos Santos recordou a época de 2004/05, em que contribuiu para o fim do jejum de 11 anos sem ganhar o título. "Foi uma grande temporada, fomos muito felizes. Nunca me vou esquecer da festa que fizemos no Estádio da Luz depois do último jogo. Às três da manhã ainda estava o estádio cheio de gente. Nunca imaginei nada assim, foi uma boa surpresa", afirmou o antigo jogador, de 50 anos, em declarações ao zerozero.
Como técnico nos escalões de formação dos monegascos já trabalhou com alguns craques e outros adversários que as águias vão ter pela frente na partida da Champions. "O Mbappé era especial, mas não o treinei muito porque ele estava adiantado e só durou três ou quatro meses nos sub-17. Mas houve muitos, alguns que vão defrontar o Benfica, como por exemplo o Akliouche, o Ben Seghir, o Magassa... Também trabalhei muito com o Badiashile, que joga agora no Chelsea. O desafio é ensinar-lhes que o futebol não é só aquilo que se passa no campo, que há muito mais a fazer fora do relvado em termos de nutrição, hidratação, descanso e tudo o resto", explica.
Por RecordDefesa é também para blindar até 2031
Lateral do Barcelona falou também de timings, dinheiro e... salário
Bild diz que representantes do jogador já terão iniciado conversas com um dos clubes
Avançada mostra-se focada no hexacampeonato antes da receção ao Torreense, que até pode terminar em festa
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
'Tuttosport' avança que clube italiano fez nova tentativa pelo internacional português
Em causa uma alegada dívida na transferência de Lázaro para Espanha