_
Estávamos em 2015/16 e o Benfica [na altura orientado por Rui Vitória] preparava-se para defrontar o poderosíssimo Bayern Munique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Apesar do natural favoritismo atribuído à formação bávara, Pep Guardiola, treinador que 'conduzia' o leme do gigante alemão, nunca descurou dos perigos que a equipa portuguesa poderia causar ao seu Bayern.
Na antevisão ao encontro [e mesmo mais tarde, através do seu livro 'Pep Guardiola - La Metamorfosis'], o técnico espanhol elogiou a forma de jogar das águias, classificando-as como a formação com "a melhor organização defensiva da Europa", uma "equipa digna de Arrigo Sacchi" [ex-treinador italiano que levou a Itália ao lugar de 'vice' no Mundial de 1994].
Anos mais tarde, este embate entre Benfica e Bayern Munique (que acabou com uma qualificação dos bávaros, após uma vitória [1-0] na Alemanha e um empate [2-2] na Luz) continua a dar que falar. Num artigo publicado no 'The Athletic', intitulado 'Como seria jogar para Pep Guardiola?', é recordada a forma como o treinador espanhol viveu, de forma intensa, os dias que antecederam o embate entre as duas equipas e como o levaram a falhar, pela primeira vez, um treino da equipa bávara.
"Na terceira temporada de Pep Guardiola em Munique, ele passou 12 dias a analisar 10 jogos diferentes do Benfica antes do embate entre as duas equipas para a Liga dos Campeões, fechou-se no escritório de tal forma que as costas dele impediam-no de andar de forma natural. Pela primeira vez, ele faltou a um treino no Bayern só para poder observar de bem perto a equipa portuguesa. Depois, mostrou aos jogadores um nada habitual vídeo de 45 minutos [sobre a forma de jogar do Benfica na altura] de maneira a avisá-los sobre aquilo que poderiam esperar da equipa", revela o artigo, escrito pelos jornalistas Sam Lee, Raphael Honigstein e Dermot Corrigan.
TyC Sport escreve esta terça-feira que argentinos vão enviar representante a Lisboa
Médio prepara-se para voltar a ser titular mais de nove meses depois
Percurso iniciado a 23 de setembro de 2000, com desaire (0-1) no Bessa, pode ter um marco diante do Farense
Médio saiu ao intervalo no jogo com o Moreirense
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países