_

Que conselhos poderia dar Drogba a Anísio? «Se sofres uma falta, tens que te levantar e apertar a mão ao adversário...»

Que conselhos poderia dar Drogba a Anísio? «Se sofres uma falta, tens que te levantar e apertar a mão ao adversário...»

Poucos esperariam que José Mourinho lembrasse Didier Drogba para falar de... Anísio Cabral, depois de mais uma do miúdo formado no Seixal. Mas são vários os detalhes que convidam à do treinador do Benfica, que em 2004 recebeu o ex-ponta-de-lança em Londres e moldou-o ao seu gosto. 

Como Drogba outrora, também Anísio tem "fisicalidade" e "jogo de costas para a baliza, com movimentos em pronfundidade", identifica Mourinho.  "Tem muitas coisas de costas para a baliza muito parecidas com um jogador que eu tive, muito, muito parecido. Faz-me lembrar o Drogba de costas para a baliza… só que depois, o Drogba, em cinco cruzamentos, fazia cinco golos de cabeça", concretizou o Special One, após a vitória (2-1) com o Alverca. 

PUB

A adaptação à Premier League para alguém que chegara do Marsellha foi todo um processo, como já revelou o antigo avançado quando convidado a falar dos tempos em que foi treinado pelo português. Também Drogba passou a assumir bastante o jogo de costas para a baliza nessas quatro temporadas com Mourinho no Chelsea, tornando-se um gesto característico do ex-jogador numa liga que lhe pedia o físico. "Em qualquer outro lugar da Europa, quando esse tipo de falta acontece, tu cais e o árbitro dá um cartão amarelo ao defesa. Em Inglaterra, quando sofres uma falta, tens que te levantar e apertar a mão do adversário", gracejou Drogba, numa entrevista concedida ao The Athletic em 2020. "Agora, tudo isso me faz rir, mas na época foi um grande choque cultural e demorei muito tempo para me acostumar."

Mas Drogba já sabia como se transformaria ao trabalhar com Mourinho. Aquando da chegada a Londres, não esquece que o técnico o abordou... em francês. "Como está, meu amigo?", começou por contar. "És um bom jogador. Mas se te quiseres tornar num grande jogador, tens de jogar para mim. O Marselha é um bom clube, mas para te tornares um jogador melhor, tens de jogar num grande clube como o Chelsea e tens de jogar para mim", disse depois.

Por Rita Pedroso
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB