1/2
A conquista da Liga Europa pela Atalanta faz com que o Benfica não tenha conseguido a entrada direta na próxima Liga dos Campeões... ainda. Os encarnados, que irão começar na 3.ª pré-eliminatória a edição 2024/25 da prova - a primeira no novo formato de liga única -, podiam ter garantido já hoje a qualificação caso tivesse sido o Bayer Leverkusen a conquistar esta prova. Isto porque como a formação alemã já se apurou para a Champions na condição de campeão nacional, se tivesse triunfado em Dublin passaria a vaga do vencedor da Liga Europa para a equipa com melhor coeficiente de toda a qualificação da Liga dos Campeões, que é o Benfica.
Ainda assim, nem tudo está perdido para o conjunto de Roger Schmidt, que terá agora que aguardar pelo desfecho da Serie A, nomeadamente que a Atalanta termine no top'4. Tendo em conta que agora os cinco primeiros classificados daquela liga acedem logo à fase principal da Champions - graças à performance das equipas italianas nas provas da UEFA, o país ganhou uma vaga extra - , o Benfica apura-se diretamente se a Atalanta ficar, pelo menos, no 4.º lugar.
Neste momento, o conjunto de Bérgamo ocupa a 5.ª posição com 66 pontos e está a dois quer do Bolonha (4º/68), quer da Juventus (3.º/68). Contudo, a Atalanta conta com um jogo a menos e, em caso de vitória, sobe na tabela. A Serie A termina neste fim de semana mas o jogo em atraso só será realizado a 2 de junho. Ainda assim, o Benfica pode ficar a saber já este fim de semana se entra ou não na Champions e se encaixa 40 milhões de euros. Como? É simples. Basta Bolonha ou Juventus perderem e a turma de Bérgamo vencer na receção ao Torino. Também pode acontecer o inverso, ou seja, ficar já decidido que o Benfica falha o acesso direto, cenário que viraria realidade com a derrota da Atalanta e a o triunfo dos outros dois emblemas.
Por outro lado, há também a hipótese de as equipas acabarem com os mesmos pontos. A Atalanta tem desvantagem no confronto direto com o Bolonha (perdeu os dois jogos) e regista uma igualdade com a Juventus (empatou os dois, embora a formação de Bérgamo tenha clara vantagem diferença de golos, +28 contra +21). Ou seja, um empate da Juventus no domingo com o Monza deixaria a Atalanta a precisar somente de uma vitória nos últimos dois jogos para terminar no top'4.
Consulte aqui a classificação da liga italiana
Por RecordDefesa de 37 anos, que foi expulso diante do Equador, despede-se das eliminatórias de apuramento para Mundiais
Foi a jogo pela Ucrânia como tanto desejava e tinha reservada uma dedicatória especial
Central travou um adversário que seguia isolado
Nuno Catarino mostra-se satisfeito com resultado do exercício e volta a apontar aos 500 M€ em receita
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo