Não era um jogador elegante mas tinha um talento muito especial para o golo, não sendo um ponta-de-lança de raiz. Joaquim Teixeira nasceu nos Açores (cidade da Horta) e chegou às Amoreiras com 22 anos. Entre 1939 e 1946, em sete temporadas, participou em 86 jogos a contar para o campeonato da I Divisão e marcou 61 golos, números que lhe conferem excelente média - no total, vestiu a camisola encarnada em 208 ocasiões, tendo apontado um total de 142 golos.
Dotado de bom sentido de humor e óptimo espírito de camaradagem, Joaquim Teixeira foi sempre um dos jogadores mais queridos das equipas em que actuou. Talvez por isso tenha sido alvo de várias alcunhas colocadas por companheiros e amigos, às quais reagiu sempre com um sorriso - "marreco" e "gasogénio" tornaram-se eternas. Porque jogava futebol com alegria, nunca se cansava; porque a defesa da equipa lhe dizia respeito, dava sempre tudo o que tinha; porque tinha uma relação muito própria com os guarda-redes, tornou-se íntimo do golo.
Uma internacionalização
O seu tempo áureo coincidiu com a II Guerra Mundial, pelo que não se impôs na selecção - e a concorrência de Pinga fez o resto. Ainda assim, contabilizou uma internacionalização, frente à Suíça, a 21 de Maio de 1945 (0-1). Na viagem por entre os escombros de uma Europa destruída, desempenhou importante papel como equilíbrio emocional de um grupo assustado.
Colombiano, que já leva 69 jogos nas pernas em 2025, deixou água na boca dos adeptos com exibição no dérbi, fruto do trabalho com o 'special one'
Português já trabalha integrado com plantel do clube turco
Ove Pedersen, diretor desportivo dos dinamarqueses, radiante com sucesso do avançado contratado a custo zero no verão de 2023
Extremo do Benfica deixou passar o prazo pelo que aceita a condenação
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham