Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:15

26 setembro

Gil Vicente

Gil Vicente

22:28

A relação entre Lage e Mário Branco, o contrato de Mourinho, resposta a Vieira e "indisciplina" de Kokçü: tudo o que disse Rui Costa

Presidente do Benfica comentou a atualidade do clube na TVI/CNN Portugal

22:21 há 22 minutos

«Direitos televisivos? Sozinhos conseguimos mais do que no seu conjunto...»

Direitos televisivos

"É uma questão relevante para o país e mundo do futebol. Um dos temas que mais nos preocupa. Consideramos que uma melhoria dos direitos para toda a gente trazia uma melhor competividade, mas o que nos assusta é que as promessas iniciais que diziam que todos os clubes iam lucrar estão longe de ser verdade. Terminamos o contrato atual em 2026 e os direitos começam em 2028. Temos duas propostas e ainda não aceitámos porque acreditamos que podemos chegar mais longe. Se estamos a falar dos valores que se falam.. é para prejudicar o futebol português? O Benfica não vai abdicar de nada. Consideramos que sozinhos conseguimos mais do que no seu conjunto. É um problema do país. Neste momento não há nenhuma janela que nos mostre que isto vai beneficiar o futebol português"

Fim da entrevista

22:20 há 23 minutos

Quando Mourinho ganhou a Champions pelo FC Porto: «Nessa altura não estavam os tubarões todos. São tempos diferentes, sem lhe tirar o mérito»

Acaba de contratar um homem que há mais de 20 anos provou que é possível uma equipa portuguesa ganhar a Champions. É capaz de assumir que ojetivo será chegar às meias finais?

"É um dos sonhos que sempre tive enquanto presidente. Estivemos muito perto de consegui-lo no primeiro ano de Roger Schmidt. Tivemos muita esperança de chegar a essas meias-finais. Quando se tem um treinador como Mourinho sonha-se com isso. Relativamente às conquista europeias de Mourinho, estamos a falar de uma competição diferente. Nessa altura não estavam os tubarões todos. Não estava o PSG, o City... São tempos diferentes, sem lhe tirar o mérito. Ele mostrou que era possível e continuou a mostrar que era possível por onde passou. E essa também é a nossa ambição. Um treinador destes paga-se"

22:12 há 31 minutos

Sobre Nuno Costa: «O meu chefe de gabinete faz um trabalho excelente. Não é o presidente-sombra»

É um líder? Considera-se um líder quando tem menos títulos de campeão do que demissões na sua equipa? Fala-se que Nuno Costa é que manda...

"É uma versão porque estamos em Portugal e quando se diz uma coisa, vai-se atrás. Nem quero falar disso."

"Nuno Costa? O meu chefe de gabinete é meu chefe de gabinete, não lhe vou perguntar quem é o do Sporting ou do FC Porto, não se sabe. É conhecido por toda a gente, tudo o que se faz no Benfica é analisado por todos. Ele faz um trabalho excelente como chefe de gabinete, não é presidente-sombra. Faz as suas funções. Não fico surpreendido com essa pergunta. Eu ouvi esta semana que foi ele que despediu Lage. Ele soube que Bruno Lage saiu, depois de eu ter feito a conversa com Bruno Lage. Ele desempenha funções de chefe de gabinete do Benfica, estou-lhe muito grato, mas apenas por essas funções. É dificil dar explicações até de coisas desconhecidas para o próprio."

"Demissões? Saíram dois vice-presidentes e um presidente da MAG. Não é por não ter mão na máquina. As pessoas entram e saem. Noronha lopes esteve 58 dias no Benfica. Eu entrei de manhã para a noite, nestes 4 anos fizeram-se inúmeras alterações que beneficiam o Benfica e a minha gestão, mas as demissões aconteceram e o Benfica não parou."

Muitos apontam-no como uma extensão do Vieirismo...

"Não há extensão nenhuma. Se calhar por isso é que o chefe de gabinete não entra nesse lote. O Benfica tem centenas de funcionários. Vou fazer algumas alterações como fui fazendo. As pessoas falam do passado... a minha administração, o único que está do passado sou eu. Os sete administradores que representam o Benfica vieram comigo. Entrei num dia no porta-aviões e entendi que não podia virar logo. A minha estratégia foi não virá-lo do avesso para não ir ao fundo"

Pub
22:10 há 33 minutos

«Um clube português não pode comprar um jogador para o campeonato e outro para a Champions»

Para se contratar, quais os requisitos e parâmetros para se contratar um jogador?

"Como calculas, quando se contrata em janeiro serve para reparar o plantel ou planear o futuro. Já contratámos jovens a pensar que no futuro possam ser bons ativos para o Benfica. Mas para vir para o Benfica, o único critério é que tem de ser bom. Depois dependendo do treinador que estiver, escolhemos um perfil para cada posição que estamos a contratar. Este verão, quisemos um meio-campo mais compacto em termos físicos. Pese embora, acredito que ainda estão a ganhar o seu espaço e a perceber como funciona o futebol português, o Enzo e o Ríos são de enorme qualidade. Um internacional colombiano e o outro vai agora ser chamado à seleção argentina. Em cada da posição temos perfil adequado para o jogador. Mas o perfil de um jogador de equipa grande é ser um óptimo jogador."

Scouting consegue identificar a diferença competitiva entre uma equipa que joga na Liga portuguesa e que vai para a Champions?

"Fazes uma análise corretíssima, o campeonato português não nos dá o que dá uma Liga dos Campeões. Há essa virtude, a diversidade do que serve para o futebol português é o que serve para as competições europeias. Mas um clube português não pode comprar um jogador para o campeonato e outro para a Champions.

22:02 há 41 minutos

«Bruno Lage, inevitavelmente, tinha a preocupação da questão eleitoral»

Na primeira eleição, 84 por cento votou no Rui Costa. Acredito que pelo extraordinário jogador que foi...

"Vínhamos de 3 anos com uma Supertaça e foi preciso reformular. É um processo que está mais vincado. A minha mágoa maior é, depois do título, não ter carimbado logo de seguida. Todos os anos fomos competitivos. O ano passado deixa uma frustração maior porque não ganhámos"

Mas a equipa não jogava bem...

"Ainda assim lutou pelo campeonato até ao fim. E isto não é uma vitória. Se há coisa que o Benfica me ensinou é que não há vitórias morais. Mas no caso de não ser campeão, prefiro lutar até ao fim. Fomos competitivos em todas as provas nacionais. Em termos europeus talvez tenham sido dos melhores quatro anos. Duas vezes nos quartos de final da Liga dos Campeões. O Mundial de Clubes. Houve o ano da Liga Europa, contra o Marselha, em que talvez tenha sido o pior ano. Tivemos quatro presenças seguidas na Champions no ano do tetra porque fomos campeões"

Desorientação de jogadores...

"Estamos a falar de um caso numa substituição, não são problemas disciplinares à volta da equipa ou do clube"

Cláusula de confidencialidade. Havia alguma coisa a esconder?

"Eu não tenho problemas... a minha reunião com Bruno Lage acontece depois do jogo. É uma conversa muito suave e muito humana. Duas pessoas que têm a relação que têm e de um lado está um treinador e do outro está o presidente. O Bruno inevitavelmente tinha a preocupação da questão eleitoral. Há uma conversa em que não houve acordo nenhum, nada de papelada. Uma conversa franca e que resultou no que resultou, continuar a trabalhar para ganhar. Houve uma conversa no final da temporada para preparar a época e havia essa preocupação da parte dele"

21:54 há 49 minutos

«A venda de João Neves já vai nos 66 milhões de euros e pode chegar aos 70 milhões de euros»

João Neves saiu porque o Benfica precisava de dinheiro?

"O Benfica necessita de fazer vendas todos os anos. Quem disser o contrário está a mentir. Os clubes precisam de vender os seus ativos. Tudo o que seja o contrário disto é falso. Há momentos em que precisamos mais do que outros. O Benfica estava necessitado naquele momento, mas ao mesmo tempo fez de tudo para ficar com o João Neves. Percebo o adepto do Benfica quando considera que ele foi vendido barato. A jogadores como ele não lhe atribuímos preço, mas em termos de mercado não foi assim. A venda dele já vai nos 66 milhões de euros e pode chegar aos 70 milhões de euros. Penso que nesse ano, nesse mercado, foi o Alvarez que saiu do Man. Cituy para o At. Madrid, a única venda mais cara.

Não tínhamos a possibilidade de ele ficar mais um ano. O João não queria sair do Benfica, nem o Rui Costa em 1994, mas há coisas que não conseguimos acompanhar. Na situação do João é inevitável. Custa-me muito perder jogadores assim. Puxámos o máximo que pudemos na transferência de um jogador. As transferências do Benfica têm sido muito altas para a realidade do futebol português, mas não posso achar anormal que um jogador possa ir para uma liga ganhar o que aqui não conseguimos pagar. Custa pelo benfiquismo dele, pela forma como ele joga."

Teto salarial

"Está entre os 4 e os 4,5 milhões de euros. Implica também bónus de jogos. Anda dentro desta ordem. Nem em brutos, conseguimos segurar jogadores como o João Neves, quanto mais em líquidos."

Pub
21:51 há 51 minutos

«Kokçü é um bom miúdo mas em campo transforma-se. Já tinha feito com Schmidt e na seleção...»

Bruno Lage e Kokçü

"Considerei que foi uma situação pontual. Um jogador que é um bom miúdo, mas que dentro de campo se transforma. Não foi a primeira vez, já tinha feito com Schmidt e na seleção. Resolvemos de forma interna. Não pactuo com indisciplina, mas aceitei as desculpas. Chegámos a Lisboa e o problema foi resolvido de outra maneira"

21:44 há 59 minutos

«Saída de Lage? Havia dados que nos fazia entender que era necessário dar uma volta no plantel»

Considera que o plantel do Benfica é equilibrado?

"Considero que sim. O próprio Bruno Lage disse-o. Quando um treinador está satisfeito, como é que um presidente pode não estar?"

O que o levou a despedir Bruno Lage? O que mudou?

"Vai-se criando um desgaste e com a semana que passámos... creio que Lage percebeu isso também. A derrota com o Qarabag é muito pesada, vinda de um empate com o Santa Clara. Tenho muita pena. Custa-me, doeu-me, mas tenho que pensar primeiro no Benfica"

Mas porque é que o manteve?

"Depois da derrota com o Qarabag, sucedida do empate interno com o Santa Clara, havia dados que nos fazia entender que era necessário dar uma volta no plantel, criar uma dinâmica diferente. Na época passada lutámos por titulos. Lutámos pelo campeonato até à última jornada e depois a Taça de Portugal, que nem vale a pena falar."

Os adeptos queixam-se que não fala tantas vezes como devia...

"Eu acho que o presidente de um clube não tem que falar sempre depois dos jogos, mas o presidente do Benfica não deixa de se manifestar. Isso não implica que o presidente do Benfica esteja impavido e sereno a assistir"

Proença

"O Benfica não apoia a pessoa, mas o projeto de Pedro Proença. Percebo os adeptos do Benfica, mas o Benfica, a apoiar este projeto, considera que era o melhor. Na mudança, o Benfica jamais pode estar ausente."

Proença esteve ao seu lado no camarote no jogo com o Qarabag. Convidou-o?

"Não é uma questão de convidar. O presidente da FPF tem acesso aos camarotes das equipas que estão nas competições europeias"

21:42 há 1 horas

«Félix estava com vontade de vir para o Benfica mas considerou a proposta da Arábia irrecusável»

João Félix

"Houve uma grande expectativa e procurámos que fosse uma certeza. É impossível para nós combater com clubes árabes. O Félix estava determinado a vir para o Benfica enquanto as negociações com o chelsea duraram e até que surgiu uma proposta da Arábia, que considerou irrecusável. Não consigo combater com os valores que saem da Arábia."

Pub
21:41 há 1 horas

«Quando entrei como presidente, tinha um plantel com muitos jogadores na folha salarial. Hoje é bem mais reduzida»

Candidatura: o que melhor o identifica, pois parece tudo negativo?

"Parece que está a fazer campaanha. Não é o caso. O que interessa sempre mais são as vitórias. Tivemos 4 vitórias (troféus), mas não deixámos de ser equipa competitiva. Quando digo que tínhamos de conquistar mais, não me posso esquecer a frustração de não ter vencido mais, mas estivemos até ao último dia da última época a poder ganhar todas as competições. Fizemos no meu mandato, o melhor percurso europeu a nivel de pontuação. Sei o que há a melhorar, tenho essa experiência, estou lá dentro, mas muita coisa foi bem feita. O Benfica está hoje muito mais pronto para o futuro do que quando entrei. Dou só um dado, quando entrei como presidente, tinha um plantel com muitos jogadores na folha salarial, hoje é bem mais reduzida, hoje é 26 jogadores na folha salarial. No plantel que herdei tínhamos muitos jogadores acima dos 30 anos. Era um plantel que estava vazio, independentemente do valor futebolístico dos jogadores."

21:38 há 1 horas

«Durante 4 anos, o Benfica não teve mais problemas com a justiça»

Este mandato e os processos na justiça

"Não só tenho consciência tranquila, como é um dos pilares do meu mandato. Foi devolver a credibilidade que o Benfica tinha perdido. Durante 4 anos, o Benfica não teve mais problemas com a justiça. Se houve coisa importante e bem fefita que fiz neste mandato foi devolver a credibilidade ao Benfica e sei o trabalho que tive de fazer para não termos o que tivemos no passado. O Benfica, e podemos ver que estamos aqui, a discutir a parte financeira do e a parte desportiva, não a parte judicial. É isso que me orgulha."

Vieira lesou o clube?

"Os processos ainda estão a correr. Vamos ver o que vão dar. Esperamos que não. Vamos aguardar o que venha dos processos."

A sondagem que dá Noronha Lopes na frente:

"Se não estivesse com a convicção que iria ganhar... Mourinho é um trunfo eleitoral? Mourinho não é trunfo, é treinador. Não foi triunfo eleitoral, de todo. Estamos em período eleitoral e tudo serve para julgar o quer que seja."

21:34 há 1 horas

«Nunca mais falei com Vieira. Depois começaram os ataques pessoais... Se o traí? De todo...»

Contas

"Eram melhores [com Vieira]. Há razões objetivas e sem desculpas para justificar tudo isto. Não esquecer que acabamos o mandato com um resultado positivo. Há 3 pilares essenciais. Eu entrei em outubro de 2021. O Benfica naquela altura, ainda hoje aplaudo essa decisão, não cortou com nada, com nenhum salário. A primeira subida da dívida tem a ver com o Covid. O segundo fator foi o investimento que fizemos no futebol de forma controlada e sem ir por caminhos perigosos. Netse momento já estamos a recuperar. É um mandato que acaba com os capitais próprios acima dos sociais. Melhorou a receita do clube. É a melhor receita de sempre do clube"

Vieira disse que era ingrato e que não dignificava o Benfica...

"Não vou responder diretamente a Luís Filipe Vieira. É a minha primeira intervenção pública, a propósito das eleições, e sou presidente em funções. É uma pena. Não venho para estes programas lavar roupa suja, por todo o respeito que tenho que ter. Irá ser feito um debate com todos os candidatos. Para falar do Benfica, do meu mandato e dos projetos. Nunca mais falei com ele. Depois começaram os ataques pessoais... Se traí Vieira? De todo. Naquele dia, aquilo que importava ao Benfica, e foi tudo bem ponderado, a minha entrada como presidente foi do pé para a mão, mas aquilo que importava era ter um novo presidente. Foi o que fiz."

Estava preparado?

"Usei a expressão impreparado e alguém detorpou. Quem é o ser humano que está preparado, quando de manhã estava no Seixal e depois assumi a presidência da maior instituição do país? Não signica que não tenha tido a responsabilidade de assumir o cargo. Foi o que me levou a dar a cara, quando mais ninguém apareceu"

Pub
21:30 há 1 horas

«Empréstimo obrigacionista? Os 60 milhões é o que temos pago e temos cumprido na íntegra»

Empréstimos e obrigações de 60 milhões que o Benfica tem de pagar no próximo ano?

"Relativamente aos 60 milhões é o que temos pago e temos cumprido na íntegra. Fazemos isso há mais de 10 anos. O Benfica nunca falhou com nenhum compromisso. No último empréstimo o Benfica teve 140 por cento de procura."

21:28 há 1 horas

«Mourinho tem um contrato valioso mas não está acima do que teve Roger Schmidt»

Salário de Mourinho no Benfica

"O valor global não lhe vou dizer. Quanto ganham os treinadores do FC Porto ou do Sporting? fizeram essa pergunta?  Um treinador desta envergadura paga-se. Estava disponível no mercado, mas não deixa de ser um dos melhores treinadores do mundo e com mais títulos na carteira. Sobre as contas já lá vamos. Não é uma questão de transparência, tem a ver com o salário de um ser humano, não estou autorizado, nem é correto dizer. É um contrato valioso, mas não está acima do que foi Roger Schmidt. Não me peça para dizer quanto é que ele ganha."

Vai ganhar 3 milhões limpos na primeira temporada e 4 na segunda?

"Anda à volta disso. Não me parece uma resposta lógica divulgar quanto ganha uma pessoa. É o salário mais baixo que José Mourinho tem desde que saiu de Portugal. A vontade de Mourinho voltar para o Benfica fizeram-me acreditar que é o treinador ideal para o Benfica. E percebeu a realidade do futebol português e do período eleitoral que vivemos."

"José Mourinho teve a perceção exata do momento atual do Benfica e aceitou meter uma cláusula rara, talvez única, onde o clube lhe paga se ele sair e se for ele a a sair, paga ele ao Benfica. É menos de metade do salário que ele tem. É uma medida fantástica na altura que vivemos nós. Trata-se de um treinador dos mais consagrados do futebol mundial."

Schmidt

É o salário mais baixo desde que saiu de Portugal

21:21 há 1 horas

«A relação com Bruno Lage é excelente, é de dois amigos, que numa situação profissional tiveram de separar a relação»

"A última vez que falei com Bruno Lage foi esta semana quando foi ao Estádio da Luz rescindir o contrato. Se abdicou de muito dinheiro?  Abdicou do contrato que tinha até final da época, querendo receber até ao dia em que esteve à frente da equipa. Mostrando a grande qualidade humana que tem. A relação com Bruno Lage é excelente, é de dois amigos, que numa situação profissional tiveram de separar a relação. De um lado está um presidente e do outro o treinador."

Jogo com o Santa Clara numa sexta

Não foi bom jogar na sexta-feira. Não era bom porque tinham estado na seleção os jogadores. Nós temos um núcleo de jogadores, formámos um plantel, não tenho jogadores maldosos que queiram mandar treinadores embora. Nao foi por os jogadores estarem ou não com Lage que ele saiu. E não tem nada a ver com o jogo ser sexta ou sábado. Partiu-se da premissa que teve de ser adiada a primeira jornada. Fiquei tranquilo, essencialmente, pois essa tomada de decisão foi feita pela estrutura de futebol com a equipa técnica."

Pub
21:19 há 1 horas

«Mário Branco e Bruno Lage? Em nenhum momento vi uma relação inquinada entre o meu diretor geral e treinador»

Declarações do advogado de Bruno Lage. Porque é que Rui Costa opta por continuar com Lage e depois despede o treinador?

"Evidentemente teve a ver com o jogo com o Qarabag. Nunca tinha contactado Mourinho, nunca o fiz. O que se diz é que Mário Branco tinha feito a cama a Bruno Lage e a Mourinho no Fenerbahçe. Isso não acontece. Em nenhum momento vi uma relação inquinada entre o meu diretor geral e treinador, bem pelo contrário. O calendário da equipa profissional é feito com a estrutura profissional do futebol e a equipa técnica. Foram tomadas providências para que os jogadores voltassem das seleções o mais rápido possivel. Não houve desaguisado como querem fazer passar cá para fora"

21:18 há 1 horas

«O problema não era Bruno Lage, é um problema físico e emocional»

Como é possivel explicar que com o investimento brutal, de repente, com equipas mais frágeis, os resultados sejam estes?

"José Mourinho entrou há uma semana, com o devido respeito pelo que Bruno Lage fez. O problema não era Lage, é um problema físico e emocional. É muito evidente. Há um desgaste na equipa. Começámos a época com 10 dias de férias. Porque despedi Bruno Lage? Porque alguma coisa tinha que mudar. Chegámos a uma altura em que compreendemos ambos que era a melhor solução"

Mas o Bruno Lage não terá percebido bem isso

"Não houve plano nenhum. Isso significaria que íamos fracassar e nunca íamos fazer isso. Bruno Lage sabe que comigo era impensável..."

21:13 há 1 horas

«Tivemos três resultados que não espelhavam o que tínhamos feito até aqui»

Eleições?

Não é essa parte que me preocupa. Perder ou ganhar as eleições. Estou aqui para ganhar, para conseguir renovar este mandato, porque acredito que tenho um projeto e tenho feito um trabalho que me leva a tomar esta decisão. Nunca disse que não ao Benfica, não o disse há 4 anos, não seria agora.

Estas duas semanas contrariam tudo o que de bom fizemos neste início de época. Partimos de uma época atípica, iniciar depois de tudo o que se passou no defeso. Vindos de um mundial, de uma prova importante para o clube, mas retira as férias aos jogadores, sabíamos que iríamos passar algumas dificuldades, sobretudo físicas. Começámos por vencer a supertaça e entrar na Champions, os dois objetivos eram esses e foram alcançados. Depois tivemos três resultados que não espelhavam o que tínhamos feito até aqui. A responsabilidade é sempre minha. Eu nunca fujo às responsabildades. Não tenho uma poção mágica para voltar a vencer, nem tem ninguém – foram 4 anos muito difíceis, até pelo modo como acabei por ser presidente do Benfica explica bem a dificuldade deste mandato. É óbvio que não estou satisfeito por ter ganhado apenas 4 títulos nas últimas 3 temporadas. É uma mágoa que tenho, mas relembro que até ao ano em que fomos campeões em 2023, o Benfica vinha de um campeonato em 3 épocas. O Benfica está a atravessar fase da época que não esperávamos, sobretudo em casa. Temos de dar a volta à situação, não perdemos nada ainda."

Pub
20:33 há 2 horas

Entrevista a Rui Costa

Rui Costa concede hoje uma entrevista na TVI/CNN Portugal, que pode acompanhar aqui em direto

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas