O esloveno de 21 anos afasta sombras da estreia encarnada fora da Luz em 2014...
Os tempos mudam as certezas absolutas. Perante um Benfica de cunho ofensivo, não raras vezes asfixiante, os adversários já sabiam que iam sofrer golos, mas confiavam na tendência dos encarnados para cometerem erros nos piores momentos e assim sonhavam com a fuga ao trágico destino. Oblak permanece por bater em sete jogos pela equipa principal (seis consecutivos), e começam a acumular-se os atestados de qualidade a uma blindagem que impõe um respeito renovado.
O Gil Vicente vai tentar caçar águias de fisga na mão, o que deixa pouca margem para surpresas. O conjunto de Jesus chega a Barcelos cavalgando a dinâmica de nove triunfos consecutivos e sete jogos sem consentir tentos. Basta manter a baliza incólume 69’, para que o melhor registo do Sporting, fixado em 757’, seja superado.
Relacionadas
Oblak, de 21 anos, deu o golpe de asa a um sector defensivo que já tem os olhos postos na melhor marca nacional, os 911’ do FC Porto com Vítor Baía entre os postes. Está servida a expectativa para os duelos com Gil Vicente e Penafiel que podem funcionar como antecâmara para um dérbi, frente ao Sporting, em que a marca do histórico dragão ficará ao alcance. Caberá ao esloveno rematar uma faena na qual Artur Moraes e Paulo Lopes também colaboraram.
Os galos, que na última dezena de encontros só na Choupana marcaram golos, tentarão seguir os conselhos do presidente António Fiúsa e inspirar-se no galo Gil, a tal mascote que está sempre de peito feito e de crista levantada. É escasso argumento para quem não ganha desde o início de novembro. No Restelo, para a Taça da Liga, os gilistas foram esmagados por uma versão alternativa do Benfica que chegou para não lhes consentir um único remate.
Jorge Jesus vai saborear os três pontos, mantendo a liderança isolada sem grande contestação. A primeira experiência fora da Luz em 2014, após cinco duelos dentro de portas, não será sinónimo de noite de sombras. Com Cardozo pronto para qualquer eventualidade, a dimensão de Lima e Rodrigo, apoiados por Gaitán e Markovic, anuncia demasiados problemas a um Gil Vicente fragilizado animicamente, após uma queda exibicional que ainda não teve uma explicação convincente.
MUITO PROVÁVEL
A 10.ª vitória consecutiva do Benfica, dando uma prova de força na corrida ao título
Cardozo ter direito a alguns minutos, voltando a competir depois do hat trick aos leões na Taça
Que seja prolongada a crise ofensiva do Gil Vicente frente à sólida defesa encarnada
POUCO PROVÁVEL
O reforço Hugo Vieira ser titular. Deve entrar durante a partida para agitar as águas
Fejsa e Enzo Pérez não ganharem a batalha frente a um miolo órfão de César Peixoto
O Gil Vicente evitar sofrer o 11.º desaire consecutivo frente a um grande
Sessão terá lugar no Auditório José Silvestre, na Universidade do Algarve, pelas 20 horas
Pantera Negra chegou a Lisboa há 65 anos para entrar na história
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo