Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Newcastle

Newcastle

20:00

21 outubro

Benfica

Benfica

A segunda vida de Urreta

Jogou em quatro dos últimos cinco jogos das águias...

A segunda vida de Urreta
A segunda vida de Urreta • Foto: GETTY IMAGES

Jonathan Urretaviscaya, de 22 anos, participou em mais encontros desde o início de 2013 do que nos outros dois anos e meio em que esteve na Luz às ordens de Jorge Jesus. É uma espécie de segunda vida para o jovem uruguaio, que chegou à Luz pelas mãos de Quique Flores.

Na equipa encarnada desde 2008/09, com apenas 18 anos, o jovem alinhou em alguns encontros na primeira temporada, precisamente às ordens do técnico que o descobriu no River Plate uruguaio. Jogou num total de 501 minutos, repartidos por 17 encontros, tendo feito um golo nesse período (contra o Sp. Braga), deixando boas indicações para o que poderia ser uma segunda época de afirmação, agora sob o comando técnico de Jorge Jesus.

No entanto, o técnico natural da Amadora teve outras ideias e sempre pareceu não contar com o uruguaio, até porque a concorrência era, de certa forma, feroz, com Ramires e Di María a brilharem nas alas das águias. Não foi igualmente indiferente o facto de o jovem ter estado no Mundial Sub-20 até outubro, num torneio onde foi inclusivamente um dos destaques individuais.

"Apenas" seria chamado para um jogo no ano de 2009, e que jogo! Clássico na Luz, diante do FC Porto, e logo a titular, em face das muitas ausências (Di María, principalmente). A resposta não poderia ter sido melhor, com uma exibição de encher o olho, e desde logo se pensou que JJ iria começar a apostar no prodígio natural de Montevideu. Fê-lo apenas uma vez mais nessa mesma época, em jogo da Taça da Liga, diante do Nacional, onde foi igualmente titular. Depois, não mais entrou em campo com a camisola das águias... até agora.

Empréstimos falhados na Europa

Sem espaço na Luz, a segunda metade da temporada 2009/10 levou-o de regresso ao seu país natal. Foi trunfo do Peñarol nos seis meses que esteve no Uruguai ajudando o clube a conquistar o título nacional. A imprensa apontou-o mesmo como um dos melhores do campeonato. Havia razão para sorrir no regresso à Luz, mas...

2010/11 colocou o uruguaio em Espanha, no Deportivo Corunha, novamente por empréstimo. Tudo apontava para que Urreta iria ter algumas oportunidades na formação galega, mas uma cena de pancadaria num treino, em dezembro, com Antonio Tomás, fê-lo regressar mais cedo à base. Fez seis jogos nos espanhóis e praticamente nem tocou solo português, pois voltou a rumar ao Peñarol, igualmente por empréstimo.

À imagem da primeira passagem, o jovem destacou-se e desta feita ajudou a equipa de Montevideu a chegar à final da Taça Libertadores, onde acabaria por perder diante do Santos. As boas performances abriram-lhe boas perspetivas, sendo que a pré-época na Luz foi ainda mais animadora. Mesmo assim não ficou e rumou ao V. Guimarães, apesar de até ter renovado contrato com as águias nessa mesma altura.

Azarado no Berço

Chegou a Guimarães como reforço da época dos vitorianos, mas uma lesão no aquecimento para o jogo com o Sp. Braga, logo em setembro, fez o uruguaio perder a primeira metade da época. A sua cedência chegou até a estar em causa, pois a recuperação complicou-se, mas voltaria aos relvados em 2012. Rui Vitória apostou muito nele - fez 14 jogos -, marcando 2 golos nesse período.

Óscar Tábarez, selecionador uruguaio, estava atento e não pensou duas vezes em convocar o jovem para os Jogos Olímpicos de Londres'2012. Estava encontrada mais uma rampa de lançamento para tentar dar um novo rumo à carreira...

Desilusão olímpica

Urreta chegou a Londres com o moral em alta, depois de uma preparação onde se evidenciou, ainda para mais estando numa seleção que tinha nomes fortes como Coates, Gastón Ramírez, Edinson Cavani ou Luis Suárez.

Todos apontavam a "celeste" como candidata, mas os Olímpicos de Londres não quiseram nada com alguns dos favoritos. À imagem da Espanha, também os uruguaios falharam a passagem aos quartos-de-final, num grupo relativamente acessível, e Urreta voltou mais cedo para casa... mas sem futuro resolvido.

Mais meio ano à espera...

A época 2012/13 parecia seguir pelo caminho das anteriores, com Jorge Jesus a não dar oportunidades de jogo. Mas tudo mudaria com o virar de ano, depois do uruguaio ter feito alguns jogos pela equipa B das águias. A partida com a Académica, da Taça de Portugal, marcou a primeira entrada nos convocados, sem que tenha sequer seguido para o banco. Mas a (re)estreia estava próxima...

Uma semana depois, no sempre complicado embate com o Sp. Braga, JJ deu a Urreta a estreia na época, numa altura em que o marcador apontava o 2-1 que seria resultado final. Fez sete minutos nesse jogo e voltaria a jogar novamente uma semana depois, com o V. Setúbal, agora em seis minutos.

A estreia a titular chegaria na semana seguinte, na Choupana, no empate a dois golos diante dos insulares. Um encontro onde Urreta brindou JJ com um golo fenomenal de livre direto. Aposta certeira terá pensado o técnico das águias, num jogo onde o extremo foi mesmo considerado por Record como o melhor em campo.

A exibição foi de tal forma convincente que JJ manteve a aposta para a última quinta-feira, logo num jogo europeu, no complicado reduto do Bayer Leverkusen, em partida da 1.ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. O uruguaio respondeu presente e teve direito a nota 3 na análise de Record ao encontro, onde se destacou a "utilidade extrema a defender".

Domingo, na Luz, diante da Académica, Urreta pode voltar a ser aposta, tentando confirmar-se como "reforço de inverno" da equipa de Jorge Jesus, num mercado onde a formação da Luz apenas adquiriu o lateral esquerdo Bryan. Num outro prisma, de referir a que a sua utilização de forma mais regular libertará Gaitán para terrenos mais interiores e poderá dar a Salvio e Ola John tempos de descanso mais longos, para que possam chegar mais frescos para a altura decisiva da temporada.

EXTREMO EM PORTUGAL

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas