Com a saída praticamente certa de Ezequiel Garay, o Benfica estudou outra solução para o eixo da defesa e a resposta à lacuna deixada pela provável transferência do argentino veio do Brasil. César Henrique Martins, central do Ponte Preta, chegou esta quinta-feira a Lisboa, onde vai assinar pelas águias até 30 de junho de 2019.
Com apenas 21 anos, o jogador tem ainda grande margem de progressão, pese embora tenha conseguido cimentar o lugar no Ponte Preta. Natural de Mairinque, César começou a jogar futebol nas camadas jovens do Atlético Sorocaba e a primeira vez que alinhou pelo atual emblema foi por empréstimo, no ano passado.
Relacionadas
Foi com César no setor mais recuado que o Ponte Preta brilhou na Taça Sudamericana, ao chegar à final, só perdendo para o Lanús. O defesa central realizou seis jogos na prova e ainda marcou um golo.
Em 2014, e já com o passe do lado do Ponte Preta, o jogador solidificou a posição na equipa e alinhou em 26 desafios, com a particularidade de ser titular em todos eles. César logrou três golos e despertou o interesse de clubes europeus, sendo que as primeiras sondagens vieram de Itália. Inter e Milan contactaram o clube brasileiro mas não gostaram dos valores exigidos do outro lado. O interesse italiano continuou, nomeadamente com o Nápoles e o Hellas Verona, mas foi o Benfica que garantiu o defesa.
Apesar da cláusula de quatro milhões de euros que protegia o contrato de César, a transferência para a Luz deve rondar valores mais baixos – cerca de três milhões. Esta possibilidade já tinha sido adiantada pelo presidente do clube brasileiro, Márcio Volpe, que falou em "dois a três milhões de euros". Esta baixa de preço pode estar relacionada com as dificuldades financeiras que o clube atravessa, mas foi igualmente conseguida após meses de negociações com os responsáveis encarnados.
Os números de César em 2014:
Os sócios do Benfica elegem, a 25 de outubro, o homem que vai presidir aos destinos do clube nos próximos quatro anos
Eleições estão marcadas para 25 de outubro
Urnas abrem às 8h30 e encerram às 22h
Advogado esteve com apoiantes na sede de candidatura
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus