Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:30

09 novembro

Casa Pia AC

Casa Pia AC

Águias obrigadas a reescrever a história

Curiosamente, esta não é a pior séries de jogos europeus sem ganhar...

Águias obrigadas a reescrever a história
Águias obrigadas a reescrever a história • Foto: AFP

O empate registado pelo Benfica frente ao Monaco, esta quarta-feira, coloca a equipa de Jorge Jesus perante um desafio ímpar na sua história europeia – conseguir pela primeira vez a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões depois de ter somado apenas 1 ponto no final dos primeiros 3 jogos da fase de grupos.

Nas 10 edições da prova em que marcaram presença na fase de grupos, os encarnados apenas por duas vezes haviam chegado a esta fase (3.ª jornada do grupo) com 1 ponto somado: em 2006/07 e em 2012/13. Nas duas ocasiões, contudo, conseguiram transitar para a Taça UEFA/Liga Europa.

Sendo verdade que há outros clubes que foram capazes de manter-se na Liga dos Campeões somando apenas 1 ponto nos primeiros três jogos, no caso do Benfica a história joga contra e caberá agora à equipa orientada por Jorge Jesus a tarefa de a reescrever.

Nas dez presenças anteriores na Liga dos Campeões, o Benfica apenas por quatro vezes conseguiu ultrapassar a primeira fase: em 1991/92, 1994/95; 2005/06 e 2011/12. Nas seis épocas em que não conseguiu manter-se na prova principal da UEFA, acabou, quase sempre, por transitar para a Taça UEFA/Liga Europa, à exceção da época 1998/99 em que os 3 pontos que tinha após os 3 primeiros jogos não lhe valeram a manutenção nas provas europeias.

Na época de 2006/07, os encarnados ainda fizeram mais 6 pontos nos 3 jogos finais da fase de grupos da Liga dos Campeões, mas transitaram para a Taça UEFA, onde ultrapassaram duas eliminatórias (Dinamo Bucareste e Paris Saint-Germain), antes de caírem perante o Espanyol (2-3 fora e 0-0 na Luz).

Melhor fizeram em 2012/13. Depois de apenas 1 ponto nos 3 primeiros jogos, conseguiram mais 5 pontos nos restantes 3, mas que não chegaram para impedir a transferência para a Liga Europa. Aí, a campanha do Benfica foi quase brilhante, ultrapassando sucessivamente o Bayer Leverkusen, Bordéus, Newcastle e Fenerbahçe para chegar à final de Amesterdão com o Chelsea, onde perdeu por 2-1.

Cinco jogos sem ganhar

Curiosamente, esta não é a pior séries de jogos europeus sem ganhar. Na temporada de 1982/83, o Benfica chegou à final da Taça UEFA (jogada a duas mãos), fazendo 5 jogos seguidos sem ganhar. Depois de uma vitória fora frente à Roma (2-1), empatou na Luz (1-1) com os italianos e passou os romenos do Universitatea Craiova com 0-0 na Luz e 1-1 fora. Na primeira mão da final da Taça UEFA perdeu em Bruxelas com o Anderlecht por 1-0 e empatou depois na Luz 1-1. Foram 4 empates e 1 derrotas, mas apesar de tudo uma presença numa final europeia.

Agora, depois de duas derrotas seguidas, com Zenit e Bayer Leverkusen, e um empate no terreno do Monaco, o Benfica terá de escrever uma página inédita na sua história para conseguir manter-se na Liga dos Campeões. Faltam 3 jogos para o conseguir.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas