Candidata à presidência da república diz que primeiro ministro entrou na comissão de honra "de um indivíduo que tem um percurso questionável"
Ana Gomes criticou duramente o facto de António Costa integrar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. A antiga eurodeputada, que já oficializou a sua candidatura à presidência da república, questionou o percurso de Vieira e lembrou os processos judiciais em que o líder dos encarnados está envolvido.
"Fico penalizada por ver o primeiro ministro do meu país, que é também secretário geral do meu partido, metido nesta história, não só porque viola o código de conduta que o governo aprovou, mas é mais sério quando se trata do secretário geral do PS e do primeiro-ministro. Não é o clube que está em causa, de maneira nenhuma, eu própria fiz patinagem no Benfica quando era miúda e percebi a importância educativa que os clubes têm para os jovens", começou por constatar Ana Gomes, na SIC Notícias.
Relacionadas
"O primeiro-ministro escolheu entrar na comissão de honra de um indivíduo em particular, que tem todo um percurso altamente questionável. Foi condenado em 1993 pelo roubo de um camião, é arguido na operação Lex por corrupção de um juiz, está envolvido nas operações na Mala Ciao, E-Toupeira, etc... E tem um historial de dívidas à banca estranhamente perdoadas. Ao BES parece que as empresas dele deviam cerca de 600 milhões de euros que foram entretanto perdoados em cerca de 200 milhões de forma opaca e não explicada. É um dos grandes devedores que o Novo Banco não explica. Há concessões das empresas dele, do filho, que são bastante questionáveis", prosseguiu.
Depois, lembrou a atuação de António Costa num caso parecido. "Penso que foi ele [António Costa] que fez sair do governo João Soares, dizendo que mesmo à mesa de café um governante é um governante. É o mesmo primeiro ministro que recentemente veio pedir reserva aos ministros deste governo sobre o seu comprometimento no que diz respeito às eleições para a presidência da república. Não acredito que o primeiro ministro ache que as eleições para a presidência do Benfica sejam mais importantes do que as eleições para a presidência da república."
Questionada sobre se António Costa devia retirar o seu nome da comissão de honra de Vieira, Ana Gomes não teve dúvidas: "É o mínimo."
É possível que possam existir algumas mudanças relativamente às secções de voto para a segunda volta,
Mais votantes para eleger os novos órgãos do clube da Luz do que em 302 dos 308 municípios portugueses
Prestianni está já bem creditado, mas há outro jovem que também deve ser colocado à prova diante do Tondela
Águia escorregou (2-2) e não recuperou a liderança da série Sul; na série Norte, o dragão superou o Leixões e mantém-se invicto na liderança
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados