O primeiro-ministro considera que o Sporting saiu "excessivamente castigado" da Luz e elogia João Tomás. "Não custou milhões, mas tem força e energia", diz. Armando Vara está aborrecido com os distúrbios. "A Polícia tem de ser dura", advoga
António Guterres ficou bastante aborrecido com as cenas nada edificantes ocorridas no sector dos adeptos do Sporting antes, durante e depois do "derby". O primeiro-ministro não escondeu o que lhe ia na alma. "São atitudes intoleráveis. Espero que não se repitam, pois o futebol deve constituir um veículo para disseminar a amizade", afirmou António Guterres.
No que diz respeito ao desafio propriamente dito, o primeiro-ministro gracejou. "É mais fácil vir ver o Benfica do que aprovar o Orçamento", atirou António Guterres, comentando os principais momentos da partida: "A segunda parte foi mais agradável do que a primeira. O Benfica mereceu ganhar, mas o Sporting saiu excessivamente castigado da Luz."
O líder governamental, que demonstrou estar por dentro do fenómeno futebolístico, elogiou João Tomás. "O João Tomás tem sido uma revelação. Não custou milhões de contos, mas possui muita força e energia. Será, num futuro próximo, um dos grandes valores do futebol português", salientou António Guterres, que evitou pronunciar-se sobre se o Benfica ficou mais próximo do título: "O futuro a Deus pertence. O Benfica ainda tem de percorrer um longo caminho para ser uma equipa de nível europeu como já o foi, mas confio que lá chegará."
Armando Vara: "Cenas deploráveis!"
Armando Vara saiu irritado do Estádio da Luz por causa dos distúrbios verificados no final da partida. O ministro do Desporto não se conteve. "Tudo o que esteja relacionado com violência é deplorável. A Polícia tem de agir com dureza. Em termos legislativos está tudo feito. Este tipo de situações nada têm a ver com isso. Têm a ver com medidas de dissuasão e repressão", explicou o membro do Governo, que não esperava um resultado tão desnivelado: "Estou satisfeito com o resultado. Não contava com uma vitória tão expressiva."
José Sócrates: "Não foi bonito"
José Sócrates também lamentou o facto de os adeptos sportinguistas terem provocado desacatos. "Não foi bonito", disse o ministro do Ambiente. Este foi, aliás, um dos dois aspectos que José Sócrates não apreciou. "Também não gostei dos assobios ao João Pinto", referiu, confessando ter ficado encantado com a exibição dos encarnados: "Foi uma noite mágica. Há muito tempo que já não via o Benfica ganhar assim ao Sporting. Mereceu vencer, apesar de ter tido a sorte pelo seu lado. Em relação ao João Tomás, penso que está a nascer uma estrela."
Acompanhe todas as incidências do encontro
Médio-ofensivo lembra que ficou supreendido com Di María
"Vamos tentar ter bola e que o jogo seja um bocadinho aquilo que eles não querem, senão vamos sofrer", alerta o técnico
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik