O Benfica terá de lidar na final da Liga Europa, na quarta-feira, com um cenário quase inédito nesta temporada: atuar simultaneamente sem Enzo Pérez, Lazar Markovic e Eduardo Salvio. Com efeito, em 2013/14 esta situação apenas ocorreu três vezes, sendo que em duas delas ou o adversário era simpático ou as águias tinham a situação controlada nessa prova.
O primeiro caso deu-se diante do Cinfães, na estreia dos encarnados nesta edição da Taça de Portugal. Perante um adversário inferior, Jorge Jesus aproveitou para lançar vários jovens e poupar os principais elementos da equipa principal. Apesar de tudo, o Benfica logrou vencer o conjunto do Campeonato Nacional de Seniores, graças a um golo de Ola John.
Relacionadas
Tal como na partida contra o conjunto do terceiro escalão do futebol nacional, Jesus optou igualmente por realizar poupanças para o encontro com o Gil Vicente, referente à 2.ª fase de grupos da Taça da Liga - prova que o Benfica acabaria por vencer. Com o apuramento para as meias-finais já garantido, o técnico encarnado voltou a rodar o plantel e lançou novamente alguns jovens, como João Cancelo, Hélder Costa ou Bernardo Silva. E, uma vez mais, o resultado sorriu ao Benfica: novamente 1-0, com um tiro certeiro de Sulejmani.
Exceção
Pelo meio, o Benfica mediu forças com o Olhanense, para a 13.ª jornada do campeonato. Como Jesus sempre afirmou, a principal prova do calendário nacional era o grande objetivo para a presente temporada e, como tal, não houve lugar a poupanças. Porém, o "karma" ditou que Enzo (castigado), Markovic e Salvio (ambos lesionados) não pudessem dar o seu contributo numa partida "a sério".
E, na única partida "importante" até ao momento nesta época que este trio falhou (por motivos de força maior e não por opção), o Benfica vacilou, ainda que, à semelhança das duas outras partidas, também tenha ganho. Perante a única equipa que desceu diretamente de divisão, o Benfica chegou a estar duas vezes em desvantagem (0-1 e 1-2), acabando por dar a volta de forma definitiva aos 47', fruto de um golo de... Sulejmani, que poderá ser titular nesta final da Liga Europa, no lugar de Markovic ou Salvio.
Os candidatos
Tomando ainda esse encontro com o Olhanense como modelo, Jesus optou no Algarve por Fejsa e Ivan Cavaleiro para o onze, para os lugares de médio de transição e extremo direito, respetivamente. Em condições normais, o sérvio seria titular mas está afastado dos relvados há mais de um mês e não deverá ser opção. Já o português é mesmo um candidato à ala direita mas deverá perder o comboio para Sulejmani que, nesse encontro com o Olhanense, entrou ao intervalo para o lugar de... Ivan.
O extremo ex-Ajax, aliás, marcou dois golos nessas três partidas em que o trio em questão não atuou. Foi diante do Gil Vicente, jogo em que foi titular, e contra o Olhanense, quando entrou para o lugar de Cavaleiro.
JOGOS SEM O TRIO
*Apenas dois, já que Salvio e Markovic atuam na mesma posição
Águias esclarecem o que está em causa para que se chegue aos 80 mil lugares
Médio do Manchester United conta mais pormenores sobre quando foi hipótese para as águias
As comunicações entre árbitros e a análise de Duarte Gomes aos principais lances das jornadas 11 à 13 da Liga Betclic e ainda Allianz Cup
Médio integrado por José Mourinho no Seixal
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA