O ataque foi em todas as frentes e ninguém ficou de fora
As recentes polémicas no futebol português, envolvendo as arbitragens de jogos de Sporting e FC Porto, motivaram uma resposta unificada de três vice-presidentes do Benfica: Domingos Almeida Lima, Alcino António e Sílvio Cervan. O ataque foi em todas as frentes e ninguém ficou de fora.
"Parece que há uma vontade concertada para o Benfica não ser campeão, está tudo condicionado ao nível das arbitragens. Os árbitros não podem estar imunes a tudo quando, por vezes, decidem os jogos", começou por dizer Almeida Lima. A opinião é a mesma de Cervan. "Choca-me muito mais que Jorge Jesus, Sérgio Conceição ou Rui Vitória sejam castigados por algo que dizem no calor do jogo do que um árbitro que está sentado numa cadeira, vê cinco jogadores fora-de-jogo estacionados e não assinala nada", atirou, lembrando o Estoril-FC Porto e atirando-se a Luís Ferreira: "Foi ele o VAR desse jogo. Como é que este árbitro ainda arbitra? É o mesmo do Feirense-FC Porto. Nunca falha. É como o Messi: decide sempre."
Relacionadas
Afirmando que "no Porto e no outro lado da Segunda Circular" não querem deixar o Benfica ser pentacampeão, Alcino António abordou também a presença de um antigo auxiliar de João Capela – o juiz do Tondela-Sporting na estrutura do emblema leonino. "Na assessoria da arbitragem o Sporting tem um ex-assistente de João Capela. Falo de Hernâni Fernandes, que também é amigo da Macron", disse, desviando o discurso para Hugo Miguel, árbitro do Benfica-Sporting do início da temporada: "Não foi a primeira vez que nos fez aquilo. Sonegou-nos penáltis."
O dia de ontem, refira-se, também ficou marcado pela decisão do Tribunal da Relação do Porto de impedir os dragões de divulgarem emails do Benfica, e, diz Alcino António, os árbitros visados logo nos primeiros emails divulgados ficaram condicionados. "Estes árbitros não estão psicologicamente preparados para apitar um jogo do Sporting, pois são dos que fazem mais pressão", acrescentou, numa conversa que terminou com uma inequívoca confiança no pentacampeonato.
Na mira das águias
Luís Ferreira - O VAR do Estoril-FC Porto foi o árbitro do Benfica-Boavista da época passada. Tem um contencioso com as águias na justiça desportiva.
Sérgio Jesus - Assistente no jogo da Amoreira, foi um dos árbitros alvo de processo disciplinar no Apito Dourado.
William e Coates - O médio foi poupado de expulsão em Tondela e o defesa de um amarelo, que seria o quinto e o deixaria fora da receção ao Moreirense.
Brahimi e Coentrão - Excessos do portista e do sportinguista passaram impunes.
As palavras do treinador encarnado antes da sua estreia, diante do AVS SAD
Avançado do Benfica mais perto de voltar às opções
Técnico mantém exigências iniciais e recusa cláusula de confidencialidade para quebrar o vínculo com o Benfica
Norueguês quer continuar a crescer nas águias e vinca que, agora, tem "mais expectativas"
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo