De acordo com os protocolos, já ratificados, a SAD pagará ao clube uma renda mensal de 17 500 contos pela utilização do Estádio da Luz, além de uma verba pela exploração da marca
A BENFICA, SAD vai receber 90 por cento da receita de quotização dos sócios. Este é um dos pontos dos protocolos celebrados entre o clube da Luz e a Sociedade Anónima Desportiva que gere o futebol do emblema da águia, revelou quinta-feira a Record Cândido Gouveia, líder do Conselho Fiscal (CF) dos encarnados.
Segundo o presidente do órgão fiscalizador, 1,1 milhões de contos é a verba anual resultante do pagamento das quotas. Daquele montante, o clube recebe 10 por cento (110 mil contos), enquanto os restantes 990 mil contos são canalizados para a SAD.
De resto, os 110 mil contos estão previstos no orçamento para a próxima época, documento que vai ser submetido à aprovação dos sócios na assembleia geral do próximo dia 15.
O presidente do CF salientou que o facto de o Benfica-clube receber apenas dez por cento decorre da diminuição das despesas. É que, na reunião magna da próxima quinta-feira, vai ser proposta aos associados a constituição de sociedades desportivas para outras modalidades (basquetebol, hóquei em patins, voleibol, andebol, râguebi). ”Essas sociedades suportarão as próprias despesas.”
CONTRATOS DE EXPLORAÇÃO
A menos de uma semana da realização da assembleia geral, os protocolos celebrados entre as duas instituições já estão ratificados, assegurou Cândido Gouveia. Um dos pontos importantes é o facto de a SAD pagar ao clube uma renda mensal de 17 500 contos pela utilização do Estádio da Luz e toda a zona circundante. ”É uma verba justa”, sublinhou.
Também já está assinado um contrato de exploração da marca ”Benfica” por parte da SAD.
Por outro lado, explicou o dirigente, o Benfica-clube ficará com o Bingo e o património imobiliário (estádio, terrenos). Para a SAD são transferidos passes dos jogadores.
Além disso, a SAD assumirá eventuais dívidas, tendo sido criado um fundo de provisões, nomeadamente para os processos da Olivedesportos (dois a três milhões de contos) e Manuel José (250 mil contos). ”As dívidas a Michael Thomas e a Graeme Souness já estão pagas”, afiançou.
PARECER POSITIVO
Quarta-feira, o Conselho Fiscal reuniu-se com o presidente benfiquista, João Vale e Azevedo, e o responsável pela área financeira do clube e da SAD, António Leitão. Conferidas as rectificações aos protocolos, Cândido Gouveia anunciou que o parecer do órgão que dirige ao orçamento para 2000/2001 será ”positivo”.
”Em relação ao protocolo entre a SAD e o Benfica está tudo bem. Além disso, o exercício será positivo, registando um resultado superior a 1,5 milhões de contos. Aliás, este orçamento é forte e saudável. A tendência é para que os exercícios sejam cada vez mais positivos”, congratulou-se.
Águias detalham como são feitas as deslocações para o estádio
Árbitro da AF Évora estará na 7.ª jornada no Estoril-Sporting
Águias divulgam relatório de sustentabilidade
Terceiro jogo dos quartos de final da prova que arranca esta sexta-feira
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller