Médio do Manchester City lembra João Moutinho, dos "mais inteligentes" que já jogou na Seleção Nacional
A pouco mais de meia temporada de terminar contrato com o Manchester City, que representa desde 2017, Bernardo Silva passou em revista a sua carreira. O médio-ofensivo não esquece a influência dos citizens na sua carreira, mas tem sempre presente a formação no Benfica, de onde saiu em 2014, para representar o Monaco.
Numa entrevista à BBC Sport, o internacional português, de 31 anos, foi questionado sobre a maior influência na carreira e no jogador que é hoje. "É difícil dizer. Diria que se divide entre Benfica e Manchester City, pelo tempo que lá passei. No Monaco, embora tenha sido muito feliz, foram apenas três anos. No City já levo nove. Mas o Benfica moldou-me dos 7 aos 19 anos. Deram-me não só o conhecimento futebolístico, mas também me formaram um pouco como homem. Tornaram-me mais duro e mais forte. No Manchester City alcancei tudo o que sonhei e mais ainda. Sempre sonhei ganhar a Premier League, mas nunca imaginei ganhar seis. O Manchester City deu-me mais do que eu esperava em criança, honestamente", explicou.
Bernardo Silva, cujo regresso à Luz é ambicionado por jogador e clube, lembrou ser adepto do Benfica. "O lado da família do meu pai torce por uma equipa, o da minha mãe pela do outro lado da cidade. Sim, a equipa do meu pai é o Benfica, a da minha mãe é o Sporting", revelou, frisando: "Sou adepto do Benfica, que é o maior clube de Portugal. Eu ia aos jogos do Benfica com meu pai. Desde pequeno, o meu sonho sempre foi estar lá e jogar por aquele clube, então, fiquei muito feliz. Tive muita sorte de ter a oportunidade de aprender com os melhores treinadores de Portugal, tendo acesso às melhores instalações desde cedo no Benfica."
De qualquer forma, o internacional português destaca a importância de Pep Guardiola, seu treinador no City. "O Pep é, obviamente, uma grande influência para mim enquanto treinador", disse, "feliz" com as recentes declarações do espanhol, que o considerou um dos melhores jogadores que treinou. "A influência do Pep em mim é enorme. São nove anos e aprendi imenso", reforçou Bernardo Silva, que conta mais de 400 presenças pelo clube inglês.
Quanto a jogadores, lembrou um campeão europeu em 2016. "Quando cheguei ao Monaco, tive a sorte de encontrar o João Moutinho, um jogador português que, para mim, é um dos mais inteligentes que já jogou pelo nosso país. Ele foi um mentor para mim e, de certa forma, também um treinador, porque aprendi muito com ele", destacou, elegendo Rúben Dias, companheiro no City e na Seleção como o melhor amigo. " O Rúben é três anos mais novo do que eu. Lembro-me dele na formação do Benfica, mas na altura não éramos amigos. Conheço o Rúben muito bem no dia a dia há já cinco anos e meio."
Encarnados partilham um novo ângulo de todo o lance
Médio do Manchester City lembra João Moutinho, dos "mais inteligentes" que já jogou na Seleção Nacional
Guilherme von Cüpper, especialista em mercado europeu, acompanhou de perto o percurso do novo chief scout do Benfica
Record sabe que se trata de uma ausência apenas por opção do treinador
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9