Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

FC Porto

FC Porto

20:45

14 janeiro

Benfica

Benfica

Bilro recorda visita de Mourinho às Antas: «Conseguia fazer-nos acreditar nas nossas capacidades»

Antigo capitão da U. Leiria sublinha a capacidade como o técnico conseguia mexer na componente mental dos jogadores

Bilro recorda visita de Mourinho às Antas e a sua influência na equipa
Bilro recorda visita de Mourinho às Antas e a sua influência na equipa • Foto: António Simões/Record

José Mourinho ainda não conseguiu ganhar na casa do FC Porto, mas esteve bem perto de provocar uma surpresa a 4 de novembro de 2001, ou seja, há quase 25 anos quando treinava a U. Leiria. Ainda se jogava no antigo Estádio das Antas. O técnico tinha no seu onze nomes como Nuno Valente e Derlei, dois jogadores com quem viria a ser mais tarde campeão europeu ao serviço dos dragões. Também contava com Silas, que marcou o golo inaugural, aos 26 minutos. No entanto, os leirienses acabaram por perder devido aos golos de Pena e Deco, já na segunda parte. De qualquer forma, a boa exibição ficou na retina e Bilro, capitão da U. Leiria nessa partida, lembra que uma das vantagens de José Mourinho passava pela forma como o técnico mexia na componente mental dos jogadores.

"Dava conselho positivos. Tentava potencializar todas as qualidades. Conseguia fazer-nos acreditar nas nossas capacidades e levava-nos a tomar ações simples, práticas e objetivas", disse, a Record, o antigo lateral-direito, que já via José Mourinho a fazer análises muito à frente do seu tempo. "Havia muita metodologia à volta do adversário. Sabíamos todas as ações individuais de cada jogador do FC Porto. Eu tive de marcar o Clayton e tinha a informação de todas as características dele. Tinha de olhar apra a forma como o extremo jogava", salientou. 

Conhecedor dos métodos de Mourinho, o antigo defesa, de 54 anos, encara ainda como naturais as declarações que o técnico tem feito acerca das exibições do Benfica. "Connosco foi sempre uma questão muito bem definida internamente. Mais do que olhar para a questão da crítica, ele tentava corrigir-nos. Sabia avaliar as nossas ações menos boas", frisou.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas