Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Newcastle

Newcastle

20:00

21 outubro

Benfica

Benfica

Bruno Lage: «Estratégia defensiva? Seria ainda mais se tivesse colocado o Florentino...»

Treinador do Benfica diz que o primeiro objetivo da equipa era atacar no momento em que tivesse posse de bola

• Foto: Luís Manuel Neves

As declarações de Bruno Lage na conferência de imprensa no final do Bayern Munique-Benfica (1-0), onde o treinador dos encarnados negou ter tido uma estratégia meramente defensiva na deslocação a Munique.

Pedia-lhe uma análise à partida e também que explicasse a abordagem que teve ao jogo para esta noite. Faltou audácia?

"Pela informação que tive, esses dados, referente à posse de bola, tem sido recorrente nos seus jogos em casa. Era até hoje a equipa com mais golos na Europa, foi hoje ultrapassada pelo Barcelona. A nossa estratégia visou primeiro o momento ofensivo, para que quando pudéssemos ter a bola, pudéssemos ter qualidade. Por isso é que tivemos Fredrik, Kökçu, Renato e Aktürkoglu. Queríamos ter qualidade a sair. Era essa a nossa intenção. Podíamos ter tido mais posse de bola, mais controlo do jogo, perceber, sobretudo quando saíamos, que às vezes não dava e voltarmos para trás e voltarmos a tentar. Em situação de ataque, a linha defensiva do Bayern deixa normalmente situações de um para um. E não conseguimos aproveitar isso. Assumir a responsabilidade porque era esta a minha ideia, porque queria retirar as referências individuais, onde são muito fortes, eles chegam e amassam, porque é mesmo essa palavra. Houve respeito quando o Bayern tivesse a bola, mas depois faltou-nos ter um maior controlo do jogo quando tivéssemos a bola e realmente não conseguimos."

Pedia-lhe uma análise à partida e também que explicasse a abordagem que teve ao jogo para esta noite. Faltou audácia?

Pedia-lhe uma análise à partida e também que explicasse a abordagem que teve ao jogo para esta noite. Faltou audácia?

Vi-o a conversar muito com os jogadores na primeira parte. Sentiu a equipa nervosa?

"Curiosamente, nem foi por aí. Estava a tentar comunicar com os jogadores no momento defensivo, para tentarmos manter sempre dois jogadores na frente e não descermos tanto para termos homens na pressão, tanto o Zeki como o Aktürkoglu. No momento ofensivo, era a equipa estar tranquila e ter o jogo. Sabíamos que o início do jogo seria muito forte, com uma energia muito forte. Não conseguimos ter a bola e temos de assumi-lo."

Sendo que optou por um esquema mais defensivo, acabou por deixar Florentino de fora. Porquê?

"Não se trata de um sistema defensivo, porque a nossa ambição quando tivéssemos bola era de atacar. Seria mais defensivo se, para além dos três centrais, ainda colocasse o Tino para recuperar bolas. Quisemos dar conforto aos três centrais para controlarem os avançados e permitir que os médios tivessem espaço para ter qualidade no passe e alguma progressão com bola."

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas