Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:30

25 outubro

Arouca

Arouca

Câmara Municipal de Lisboa co-proprietária da nova Luz

A autarquia da capital comparticipará com 12,5 milhões de euros (2,5 milhões de contos) na construção do novo recinto dos encarnados. A revelação foi feita pelo presidente do Benfica, Manuel Vilarinho – ontem na Assembleia da República, onde foi ouvido pela comissão de acompanhamento do Euro-2004 –, e reproduzida pelos deputados do PSD, que solicitaram uma audiência com João Soares para esclarecer o assunto

A CÂMARA Municipal de Lisboa será co-proprietária do novo Estádio da Luz, comparticipando na respectiva construção com 12,5 milhões de euros (2,5 milhões de contos). A edilidade da capital fará parte da sociedade gestora do recinto dos encarnados, a Benfica-Estádio, segundo foi ontem revelado pelos dirigentes do clube da Luz, ouvidos na Assembleia da República pela Comissão Eventual para a Análise e Fiscalização dos Dinheiros Públicos envolvidos na organização do Euro-2004.

Na Assembleia Geral de 28 de Setembro, em que os associados do Benfica votaram favoravelmente a construção do novo Estádio da Luz, o presidente Manuel Vilarinho já tinha referido a existência de um parceiro institucional que comparticiparia com a supracitada verba a partir do segundo semestre de 2002. Ontem, os deputados do PSD desta comissão de acompanhamento, pela voz de Virgílio Costa e Rui Gomes da Silva, desvenderam que o associado dos encarnados neste projecto é a própria Câmara Municipal de Lisboa.

Assim, depois de auscultarem os representantes do Benfica, Manuel Vilarinho (presidente), Mário Dias (vice-presidente para o património) e João Salgado (chefe do gabinete da presidência), os sociais-democratas solicitaram a Hermínio Loureiro, presidente da Comissão, a marcação de uma audiência urgente com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, para esclarecer o envolvimento da autarquia no projecto.

E o Sporting?

Rui Gomes da Silva aproveitou ainda para falar na qualidade de candidato à Assembleia Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas na lista encabeçada por Pedro Santana Lopes. O deputado pretende agora saber se o Sporting teve igual tratamento por parte da edilidade na construção do novo Estádio José Alvalade.

"A Câmara Municipal de Lisboa definiu ao Sport Lisboa e Benfica a comparticipação de 2,5 milhões de contos na sociedade proprietária do Estádio, passando, assim, a ser um promotor. Existindo dois clubes da mesma cidade envolvidos no Euro-2004, importa saber se há igualdade de tratamento em relação a todos”, referiu Gomes da Silva, um antigo candidato à vice-presidência para o futebol do Benfica na lista de Luís Tadeu, derrotada por João Vale e Azevedo em 1997.

Os deputados do PSD não colocaram, contudo, em causa a legitimidade do projecto que Manuel Vilarinho e seus pares enunciaram na comissão de acompanhamento do Euro-2004. Aliás, após a reunião, que decorreu à porta fechada durante cerca de uma hora e meia, Virgílio Costa e Rui Gomes da Silva disseram que a decisão do "Benfica está fundamentada", mas alertaram para o facto de "não existir um protocolo com o Estado”.

"Se disseram, está dito"

À saída da reunião com a comissão parlamentar, Manuel Vilarinho não quis tecer comentários alargados sobre os assuntos em discussão. Confrontado com as declarações dos deputados do PSD, que revelaram a apoio da Câmara Municipal de Lisboa na construção do novo Estádio da Luz, o presidente do Benfica não contrariou a versão apresentada. “Foram os deputados que disseram? Então se disseram, está dito. Não vale a pena estarmos a fazer chover no molhado”, limitou-se a referir.

De resto, Manuel Vilarinho mostrou algum incómodo com a presença de um número elevado de jornalistas, cerca de 30, nas imediações do local onde decorreram os trabalhos. “Estivemos a tratar de coisas que só a nós dizem respeito. Já falei sobre isso na AG. É apenas um estádio que se vai fazer. Vão fazer-se nove. É por ser o do Benfica que estão aqui?”, questionou o presidente dos encarnados.

"Sporting igual a Benfica"

“Podem ficar descansados porque o Sporting vai ficar igual ao Benfica. Está tudo combinado.” Estas duas frases em estilo de mero desabafo foram proferidas à noite por Luís Godinho Lopes, líder dos Conselhos de Administração da EJA e da Sporting Comércio e Serviços, pouco antes de entrar para a Assembleia Geral do clube sportinguista.

Instado a pronunciar-se sobre as últimas informações relacionadas com as comparticipações para o futuro Estádio da Luz, o dirigente leonino começou por apontar essa responsabilidade no sentido de António Dias da Cunha, presidente do Conselho Directivo do Sporting. No entanto, pouco antes de entrar no pavilhão leonino, Godinho Lopes acabou por deixar uma indicação clara quanto à situação do Sporting, apontando a igualdade como desfecho para os dois clubes da Segunda Circular envolvidos no Euro-2004.

Belenenses adia resposta para as próximas horas

A Direcção do Belenenses adiou para hoje uma resposta sobre o apoio financeiro ao Benfica. O clube chegou a assinar um acordo com João Soares para que a CML pagasse um terço dos 20 milhões de euros (quatro milhões de contos) indispensáveis para a remodelação do Restelo. No entanto, para que a autarquia avançasse com o financiamento, o Estado deveria pagar o resto da obra, mas o Governo recusou.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas