Última vez em que as águias não venceram à custa de uma grande penalidade desperdiçada pelo paraguaio foi há 4 anos...
O Benfica deixou dois pontos em Barcelos (1-1), depois de Cardozo falhar uma grande penalidade já em tempo de compensação. Ao serviço dos encarnados, Tacuara desperdiçou 11 dos 50 penáltis que ficou encarregue de cobrar, mas a verdade é que esta é apenas a 3.ª ocasião em que um falhanço do paraguaio custou pontos às águias. Aliás, é preciso recuar até 2009/10, a época do último título dos encarnados, para encontrar esses erros penalizadores do avançado.
Cardozo chegou à Luz com o selo de um pé esquerdo mortífero. Rapidamente se assumiu como o homem indicado para os penáltis e justificou a aposta na totalidade: nas duas primeiras temporadas (2007/08 e 2008/09), marcou os 10 castigos máximos que teve à disposição sem vacilar. O problema veio depois, curiosamente quando as vitórias começaram a acumular-se na Luz.
Relacionadas
Logo a abrir o campeonato, na receção ao Marítimo, Cardozo desperdiçou um penálti para fazer o empate já no decorrer da 2.ª parte. Cássio agigantou-se, atirou-se de forma acertada para o lado direito e levou a Luz ao desespero. Weldon ainda encobriu o erro do paraguaio com um golo já nos minutos finais, acabando por ficar tudo empatado (1-1) . Foram os únicos pontos que o Benfica iria perder em casa para a Liga durante essa época.
À entrada para a 18.ª jornada, no mesmo ano, os encarnados partilhavam a liderança com o Sp. Braga (42 pontos cada). No final da ronda, os bracarenses estavam isolados por culpa de um penálti falhado do Tacuara no tempo de compensação. Também fora de casa, mas em Setúbal, o Benfica estava empatado (1-1), quando o paraguaio atirou com estrondo à trave aos 90'. Daí para a frente, sem contabilizar a grande penalidade de ontem, os 5 falhanços não custaram qualquer ponto às águias.
Os quatro penáltis desperdiçados por Cardozo na liga em 2009/10 constituíram um recorde. Mas sem estar “satisfeito” com esse registo, o dianteiro ainda deixou a nação paraguaia em desespero quando juntou mais um remate dos 11 metros falhado, desta feita bem mais penalizador. É que foi nos quartos-de-final do Mundial’2010, contra Espanha, numa altura em que estava 0-0. A Roja acabou por ganhar 1-0.
Tacuara marca mais quando há empate
Entre os 50 penáltis que Cardozo bateu desde que está no Benfica (marcou 39, o que corresponde a 23% dos seus golos), 23 deles surgiram quando se registava um empate no marcador. Não é por acaso que é nessa situação que mais marca – 18 – mas em que também mais falha – 5.
De resto, marcou 11 e falhou 4 quando o Benfica já estava no comando (sem que nenhum dos erros tirasse os encarnados do caminho da vitória), enquanto festejou 10 golos e desesperou em apenas duas ocasiões quando o marcador era desfavorável. Contra o Marítimo, como já foi referido, a desvantagem terminou em empate, mas frente ao Sporting, em 2010/11, nas meias-finais da Taça da Liga, até acabou por corrigir o erro e marcar o golo da igualdade antes de ver Javí García confirmar o triunfo (2-1).
Todos os penáltis falhados por Cardozo
Perfil do avançado italiano agrada na Luz, mas Nápoles pagou 9 M€ à Udinese pelo empréstimo e a compra obrigatória custa 26 M€
Treinador do Farense vai reencontrar José Mourinho, que o orientou no U. Leiria, em 2001/02
Farense-Benfica, dos oitavos de final da Taça de Portugal, joga-se amanhã, às 20H45
Águias tinham recorrido da decisão da decisão do Conselho de Disciplina da FPF
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas