Tempo de paragem aconselha “alguma prudência”. “Não são dez dias”, assinalam...
Oscar Cardozo está pronto a voltar à competição, mas vai ter de esperar para entrar no onze. A opinião é de antigos avançados do Benfica ouvidos por Record. Francisco Palmeiro, Rui Águas, César Brito, Chiquinho Carlos e João Tomás sustentam que, no imediato, não há razões para Jorge Jesus abdicar da dupla Rodrigo/Lima.
Para o quinteto, não estão em causas as qualidades e as capacidades do Tacuara. “É um jogador imprescindível. Quando estiver recuperado, tem mesmo de jogar”, argumenta Palmeiro, o homem que marcou o primeiro golo das águias nas competições europeias e assinou um hat trick num encontro com Espanha, na estreia pela Seleção.
Relacionadas
No entender dos antigos futebolistas, em causa está a longa paragem de Cardozo. Rui Águas, o último benfiquista a sagrar-se melhor marcador do campeonato antes do paraguaio, sugere que esta paragem “obriga a alguma prudência”, sustentando que o regresso ao onze “vai ser gradual”. “Este período de paragem não são dez dias”, constata João Tomás, ao passo que Chiquinho Carlos assevera: “Rodrigo e Lima devem continuar a jogar, caso Jesus opte por dois avançados.”
Como o nosso jornal adiantou ontem, Cardozo já trabalha sem limitações, sendo submetido a cargas físicas semelhantes à dos companheiros. O camisola 7 já deverá ser lançado diante do Gil Vicente, mas Jorge Jesus pretende que o regresso seja gradual. No mesmo sentido vão as palavras dos cinco antigos jogadores.
Confiança
Para este painel, Rodrigo e Lima responderam à altura das exigências, enquanto Cardozo esteve ausente. O paraguaio fez o último jogo a 9 de novembro, diante do Sporting, em partida da Taça de Portugal. O espanhol e o brasileiro são os melhores marcadores do Benfica, somando dez golos cada. Neste período, Rodrigo contabilizou nove remates certeiros, enquanto que o camisola 11 obteve oito.
“Não me surpreende o que Rodrigo tem mostrado. A qualidade existe. Quando a aposta é consistente, o jogador tem outra confiança e ritmo e responde de outra maneira. Ele teve a sua oportunidade e respondeu à altura”, assinala Rui Águas, hoje diretor-técnico da Academia do Al Nasr, do Dubai.
No entender de Chiquinho Carlos, ficou demonstrado que o conjunto encarnado “está bem servido” no ataque. “Rodrigo está a atravessar ótimo momento e mesmo Lima já mostrou que se trata de um excelente avançado. O regresso de Cardozo é importante.
Importante manter Rodrigo na equipa
O bom momento de forma de Rodrigo, que tem sido coroado com alguns golos, é o principal fator para, segundo o painel ouvido por Record, o hispano-brasileiro continuar no Benfica. Como explica Rui Águas, Cardozo e Lima “já têm 30 anos”, sendo que é necessário apostar na juventude do camisola 19. “Rodrigo está melhor e apostaria nele ao lado de Cardozo”, sublinha também César Brito.
Águias esclarecem o que está em causa para que se chegue aos 80 mil lugares
Médio do Manchester United conta mais pormenores sobre quando foi hipótese para as águias
As comunicações entre árbitros e a análise de Duarte Gomes aos principais lances das jornadas 11 à 13 da Liga Betclic e ainda Allianz Cup
Médio integrado por José Mourinho no Seixal
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA