César, defesa-central do Ponte Preta, não hesitaria um só instante em sentar-se à mesa com os dirigentes do Benfica para discutir um contrato que o tornasse jogador das águias. “Se chegar uma proposta, é evidente que gostaria de jogar no Benfica. Se houver essa oportunidade, é claro que me sentaria para conversar”, reconhece o central de 21 anos, que, apesar de não saber “de nada”, conhece bem a carreira “muito bonita” de Luisão em Portugal e até já foi à página oficial do clube na internet para verificar o que o espera na Luz: “Entrei no site por curiosidade e reparei que têm bastantes jogadores jovens.”
Aliás, a aposta dos encarnados em jovens jogadores é uma das razões que levam César a mostrar grande simpatia pelo clube da águia. “Vi notícias de que eles apostam forte nos jovens”, assume o central brasileiro, que garante estar preparado para enfrentar o desafio europeu: “Estou preparado para ir para o futebol europeu. Inclusive, o treinador do Ponte Preta [Luís Eduardo Cavalcanti] já me disse que o meu estilo é muito europeu. Já estou habituado a esse estilo de jogo, de mais troca de bola e de não mandar ‘chutão’ para a frente. Estou preparado para um grande clube e, se acontecer, vou sentar-me com o meu empresário e com o Ponte Preta para tratar de tudo... Ficaria muito feliz!”
Relacionadas
Dar o salto
Sem assumir que o Benfica seria uma excelente porta de entrada na Europa, com o objetivo de dar o salto para outro campeonato, com condições financeiras mais favoráveis e aliciantes, o jovem defesa brasileiro adianta que “saem muitos jogadores da Liga Portuguesa para Espanha e Inglaterra”. “É uma liga muito boa para dar o salto na carreira”, reconhece César, admitindo que o interesse do clube encarnado é a consequência natural do bom trabalho que tem desenvolvido na sua atual equipa. “Estou feliz por ver que o meu trabalho está a ser reconhecido. Desde o ano passado que bastantes pessoas vêm ver os meus jogos.Eu trabalho forte para vingar”, argumenta, concluindo o seu raciocínio: “Sou jovem, entrei no futebol tarde e, para mim, é muito bom ver que o meu trabalho está a ser reconhecido, não apenas no Brasil mas também em Portugal.”
Um trabalho que, em breve, poderá prosseguir no Benfica, caso as negociações sejam bem-sucedidas.
Rapidez como principal arma
O defensor do Ponte Preta está ao corrente do negócio que deverá tornar Garay reforço do Zenit para a próxima temporada e, apesar de considerar que o internacional argentino é um “excelente defesa-central”, não se mostra modesto, quando Record lhe pede que se defina como jogador. “Sou um central rápido, tenho boa velocidade, sou alto e muito bom nas bolas aéreas, tanto na defesa como no ataque”, argumenta o brasileiro, de 21 anos, juntando mais um atributo às suas qualidades: “Recupero muito bem, devido à minha velocidade”. Caso o negócio se concretize, César irá lutar por um lugar no onze com Lisandro López, que deve regressar do empréstimo ao Getafe, Jardel e Mitrovic.
Informado sobre o futebol português
Para um futebolista que, ao longo da conversa com Record, repetiu várias vezes, desconhecer oficialmente o interesse do Benfica, César parece estar muito bem informado sobre o futebol português. “Há três clubes grandes em Portugal, todos lutam pelo título. É uma liga muito competitiva. Além dos três grandes, há ainda outros clubes com menos expressão, que dão muito trabalho”, refere o defesa-central que, segundo o presidente do Ponte Preta, Márcio Volpe, pode ingressar no clube da Luz a troco de uma verba que andará entre 2 e 3 milhões de euros. César vai ficar à espera que as negociações cheguem a bom porto. “Seria um oportunidade muito boa ir para o Benfica”, confessa.
NÚMEROS
26 - jogos realizou o brasileiro esta época pelo Ponte Preta:10 na série B do Brasileirão; 2 na Taça do Brasil e 14 no campeonato paulista. São 2.298 minutos em campo, sempre como titular
2 - golos marcou César na sua primeira temporada como jogador do Ponte Preta.Na época passada, o central também representou o clube, mas cedido pelo Atlético Sorocaba, no qual foi formado
2 - é também o número de cartões vermelhos vistos por César ao longo da temporada. Os jogos com Oeste e Santa Cruz foram os únicos que não atuou durante os 90 minutos... devido ao duplo amarelo
Eleições estão marcadas para 25 de outubro
Urnas abrem às 8h30 e encerram às 22h
Advogado esteve com apoiantes na sede de candidatura
Candidato esteve com António Simões e Manuel Boto
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus