O presidente da Liga de Clubes considera que o antigo internacional português simbolizava o que "o futebol tinha de melhor"
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou hoje a morte de Chalana, que considera "um dos mais geniais jogadores da história do futebol português" e uma das maiores figuras do Europeu de 1984.
"O futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana, que nunca serão esquecidas", refere Pedro Proença que assinala o peso do antigo internacional português no futebol nacional: "Chalana foi um dos jogadores mais geniais da história do futebol português, marcou-me muito enquanto jovem e miúdo que começou a assistir aos jogos do Benfica no no Estádio da Luz na década de 80, e quem não se recorda do Euro de 1984 em que ficou célebre pelas absolutamente extraordinárias em que fazia que fazia sentar jogadores sem tocar na bola. Chalana foi uma figura não só do Benfica mas também um extraordinário jogador que representou a nossa seleção nacional, e entou no panteão dos ídolos, uma figura consensual e alguém que foi muito mais que uma figura de clube, simbolizava aquilo que o futebol tinha de melhor. Era um jogador extraordinário que com a sua energia fazia das suas fintas a alegria de muitos outros".
Relacionadas
Pedro Proença endereçou ainda "as mais sentidas condolência" à família de Fernando Chalana, ao Benfica e a todos os adeptos, em seu nome e da LPFP.
O antigo futebolista internacional português Fernando Chalana, que fez grande parte da sua carreira no Benfica, morreu hoje aos 63 anos.
Com início da formação no Barreirense, Chalana, 27 vezes internacional por Portugal, chegou ao Benfica em 1974/75, ainda com idade de júnior e mudou-se em 1984/85 para o Bordéus, clube no qual esteve três anos antes de regressar às 'águias', terminando a carreira com uma época no Belenenses (1990/91) e outra no Estrela da Amadora (1991/92).
Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou já um minuto de silêncio em todos os jogos por si organizados até segunda-feira em memória de Fernando Chalana.
Grande afluência junto ao Estádio da Luz e nas Casas do Benfica
Avançado grego apontou um hat trick na goleada frente ao Arouca
Veja aqui os dados de todas as secções de voto
Avançado grego assinou um hat trick e foi o melhor do conjunto orientado por José Mourinho
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus