Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
O presidente da Liga de Clubes considera que o antigo internacional português simbolizava o que "o futebol tinha de melhor"
Seguir Autor:
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou hoje a morte de Chalana, que considera "um dos mais geniais jogadores da história do futebol português" e uma das maiores figuras do Europeu de 1984.
"O futebol português fica mais pobre, mas ficarão as memórias e as fintas de Fernando Chalana, que nunca serão esquecidas", refere Pedro Proença que assinala o peso do antigo internacional português no futebol nacional: "Chalana foi um dos jogadores mais geniais da história do futebol português, marcou-me muito enquanto jovem e miúdo que começou a assistir aos jogos do Benfica no no Estádio da Luz na década de 80, e quem não se recorda do Euro de 1984 em que ficou célebre pelas absolutamente extraordinárias em que fazia que fazia sentar jogadores sem tocar na bola. Chalana foi uma figura não só do Benfica mas também um extraordinário jogador que representou a nossa seleção nacional, e entou no panteão dos ídolos, uma figura consensual e alguém que foi muito mais que uma figura de clube, simbolizava aquilo que o futebol tinha de melhor. Era um jogador extraordinário que com a sua energia fazia das suas fintas a alegria de muitos outros".
Relacionadas
Pedro Proença endereçou ainda "as mais sentidas condolência" à família de Fernando Chalana, ao Benfica e a todos os adeptos, em seu nome e da LPFP.
O antigo futebolista internacional português Fernando Chalana, que fez grande parte da sua carreira no Benfica, morreu hoje aos 63 anos.
Com início da formação no Barreirense, Chalana, 27 vezes internacional por Portugal, chegou ao Benfica em 1974/75, ainda com idade de júnior e mudou-se em 1984/85 para o Bordéus, clube no qual esteve três anos antes de regressar às 'águias', terminando a carreira com uma época no Belenenses (1990/91) e outra no Estrela da Amadora (1991/92).
Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou já um minuto de silêncio em todos os jogos por si organizados até segunda-feira em memória de Fernando Chalana.
O acordo terá a duração de duas épocas, antecedendo a entrada em vigor da centralização de direitos, em 2028/29
Médio da Costa do Martim joga no Rennes, de França
Médio do Groningen admite que é difícil manter a calma perante o interesse de que tem sido alvo
A poucos dias do reencontro com o treinador português, técnico do Real Madrid deixa-lhe elogios
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019