Conselho de Disciplina explica que vídeo gravado na Luz não foi valorizado
David Neres foi castigado com um jogo de suspensão, que o afasta do encontro da Supertaça, por insultos ao portista Otávio e por ter identificado o sportinguista Pote num vídeo em direto. Mas escapou ao castigo relativamente ao vídeo gravado na Luz, em que se ouve o extremo dizer "chupem lagartos" e "chupem tripeiros". O Conselho de Disciplina da FPF explicou esta quarta-feira porquê.
Aquele órgão federativo explica que o brasileiro, de 26 anos, alegou desconhecer, "por completo, a existência desses vídeos" e que "não conhece o respectivo conteúdo, não conhece os seus eventuais autores, nem sabe, portanto, se os vídeos são ou não verdadeiros" gravados na Luz, após o Benfica-Santa Clara, na celebração do título.
Relacionadas
Mesmo que a voz de Neres seja percetível, o CD refere não haver "segurança e certeza jurídicas suficientes quanto à genuidade ou integridade do vídeo, nem de que a sua divulgação/produção tivesse sido autorizada até porque foi realizado num contexto de reserva (mesmo que se admita uma permissão na sua obtenção)", daí que tenha sido absolvido.
"No caso concreto, a impossibilidade de valoração de tal vídeo prende-se com a circunstância de tal vídeo não ter captado a imagem de pessoas num espaço e momento públicos, mas sim num contexto de reserva – momento posterior ao jogo e já depois do público ter saído do estádio, tendo ficado apenas os jogadores e algumas outras pessoas afetas ao clube a celebrar", sublinha-se.
Pelo, foi castigado pelo 'live' a caminho do Marquês, quando visou Otávio e Pote, usando as expressões "chupa" e "chora bebé". O entendimento do Conselho de Disciplina foi claro: "Tais expressões, apesar de não constituírem difamação ou injúria, não são neutras, inócuas ou assépticas pois valem pelo e no seu exato contexto: são vexatórias e procuram exibir a vitória de um campeonato como forma de humilhar os adversários, o que é uma gritante violação do fair play, abalando a imagem e credibilidade das competições além de constituírem um sério risco de potenciação do gérmen de fenómenos de violência desportiva."
Neres defendeu-se, explicando que tais expressões foram proferidas em "contexto de euforia pela conquista do título de campeão nacional", mas o CD lembra que foram indidentificados dois colegas de profissionais. "Ao prestar as declarações em causa, teve intenção e quis diretamente humilhá-los."
Médio de 19 anos somou os primeiros minutos pela equipa principal frente ao Nápoles, na Champions
Jovem defesa, que se estreou pela equipa principal na Champions, concedeu uma entrevista aos canais oficiais do clube
Clube argentino pretende comprar metade do passe
Alemão liderava a prospeção dos suíços quando Renato Veiga foi contratado e em que foi feita uma aposta na robustez física
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam