Águias divulgam relatório de sustentabilidade
"O Benfica identifica-se com um mundo em que o objetivo vai muito além da vitória desportiva, um mundo que se pretende em paz, próspero, de defesa dos direitos humanos, promotor de um desenvolvimento sustentável, capaz de satisfazer as suas necessidades no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas", esta é uma das frases que marcam o relatório de sustentabilidade dado a conhecer pelo Benfica, onde se elenca tudo o que foi feito a esse respeito, baseado no Acordo de Paris e no European Green Deal. E nesse sentido foi elaborado um plano ambiental.
"A definição de uma estratégia ambiental que envolva temas como a redução do consumo de água e energia, o aumento de consumo de eletricidade proveniente de fontes limpas, a redução de emissões de gases com efeito de estufa, a gestão de resíduos, o desenvolvimento de iniciativas promotoras de uma economia circular, uma gestão mais sustentável de mobilidade e de transportes, entre outras ações, é uma prioridade nos dias de hoje", pode resumir-se num relatório extenso sobre esta matéria, onde se destaca o 'Ecocentro Benfica' "criado em 2010 para efetuar uma gestão adequada de resíduos, garantindo práticas ambientalmente responsáveis", mas também o Takeaway sustentável: "Cerca de 120 atletas têm a opção de levar as suas refeições diárias como takeaway. Embalagens de uso único foram substituídas por recipientes de vidro".
Até as aparas da relva do Estádio da Luz são, de acordo com informação veiculada pelo Benfica, entregues a agricultores, "transformando o resíduo orgânico em fertilizante natural". Mas as águias também dotaram o Benfica Campus com painéis fotovoltaicos e térmicos, apostaram na iluminação LED no estádio, onde também existe um hub de mobilidade elétrica.
No Estádio da Luz existe também "um sistema de recolha de águas pluviais com capacidade de 230 m³, utilizado principalmente para as lavagens das instalações", ao mesmo tempo que existe um trabalho em curso para a redução do desperdício alimentar no serviço de catering nos jogos dos encarnados: "Durante a época 2024/2025, registou-se 6,3% de desperdício alimentar nas zonas Corporate".
A aposta nos copos reutilizáveis, os dispensadores de repositórios de água nos escritórios e a substituição dos sacos de plástico por papel nas lojas são outras medidas já implementadas pelos encarnados.
No relatório tornado hoje público são também destacadas as ações levadas a cabo pelos encarnados no âmbito social, nomeadamente, através da Fundação Benfica e da 'Cultural Heritage', onde se procura preservar, estudar e divulgar o património histórico do clube da Luz. Um dos programas em curso pela Fundação Benfica é o 'Para ti, se não faltares', onde se procura recompensar os alunos que não faltam às aulas ou outro que visa combater o racismo: 'show racism the red card'.
Antigo avançado italiano que passou pela Luz entre 2005 e 2007 confia em ambos por serem "corretos, honestos e muito válidos"
Águias detalham como são feitas as deslocações para o estádio
Árbitro da AF Évora estará na 7.ª jornada no Estoril-Sporting
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller