Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Contas feitas à primeira volta do campeonato
Seguir Autor:
O Benfica foi a pior equipa nos descontos finais dos jogos da primeira volta da Liga Betclic, ao apresentar um balanço negativo de quatro pontos perdidos, apesar da reviravolta conseguida na Choupana.
As águias deixaram 'voar' seis pontos em três jogos em que chegaram aos 90 minutos em vantagem, todos no Estádio da Luz, perante o Santa Clara (1-1), ainda sob o comando de Bruno Lage, o Rio Ave (1-1) e o Casa Pia (2-2), já com José Mourinho ao 'leme'.
À quinta ronda, o conjunto encarnado, que começou o campeonato com três triunfos, perdeu os primeiros pontos, ao marcar aos 59 minutos, por Pavlidis, e sofrer a igualdade, aos 90+2, culpa de um golo de Vinicius, após um erro do capitão Otamendi, quando atuava desde os 34 contra 10.
Depois, em jogo em atraso da primeira ronda, disputado após a sexta, o Benfica voltou a claudicar nos descontos, agora face ao Rio Ave, com Sudakov a adiantar a equipa da casa já aos 86 minutos e André Luiz a empatar aos 90+1.
Relacionadas
À 11.ª ronda, a equipa de José Mourinho fez ainda pior, já que desperdiçou uma vantagem de dois golos, sendo que, a perder por 2-0, o Casa Pia reentrou no jogo na sequência de um autogolo de Tomás Araújo, após um penálti mal assinalado contra o Benfica, que Trubin defendeu, e empatou aos 90+2 minutos, por Nhaga.
Depois de três jogos a perder pontos nos descontos -- mais do que qualquer outra equipa -, os encarnados atenuaram o registo na 12.ª jornada, no Funchal, face ao Nacional, onde chegaram ao 2-1 aos 90+5 minutos, pelo 'inevitável' Pavlidis, depois de, aos 89, Prestianni ter restabelecido a igualdade.
Se o Benfica tem, ainda assim, um balanço muito negativo nos descontos, os outros grandes apresentam um registo nulo, sendo que o 'campeão de inverno' FC Porto é uma de duas equipas -- juntamente com o Estrela da Amadora - que nem conquistou, nem perdeu pontos após os 90 minutos.
Por seu lado, o Sporting deixou fugir a vitória na receção ao Sporting de Braga (1-1), à oitava jornada, ao sofrer um penálti, de Zalazar, aos 90+7 minutos.
Os leões conseguiram, porém, recuperar esses dois pontos perdidos face ao Santa Clara, à 11.ª ronda, nos Açores, onde chegaram ao triunfo, por 2-1, aos 90+4 minutos, pelo capitão Hjulmand, na sequência de um canto mal assinalado.
Se o Benfica foi o clube mais penalizado pelos descontos -- estaria, sem esses golos, um ponto à frente do Sporting (e não três atrás) e a seis pontos do FC Porto (e não 10 atrás) -, o Santa Clara e o Moreirense foram os que mais beneficiaram.
Os açorianos resgataram quatro pontos nos descontos finais, para apenas 'mal' perdido, com o Sporting, enquanto a formação de Moreira de Cónegos nunca se deixou surpreender após os 90 minutos e, pelo contrário, arrebatou três pontos.
Vitória de Guimarães, com dois pontos resgatados, e Arouca, Casa Pia, Gil Vicente e Sporting de Braga, todos com um, também tiveram saldo positivo.
Benfica vai ao Dragão disputar os quartos de final da Taça de Portugal na quarta-feira (20H45)
Antigo jogador do Benfica alerta para a imprevisibilidade destes jogos, admitindo que fatores externos podem ser decisivos
Antigo defesa antevê duelo da Taça de Portugal entre "os dois maiores clubes de Portugal"
Contas feitas à primeira volta do campeonato
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado