Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Jan Biermann morreu esta quarta-feira aos 77 anos
Jan Biermann, um dos dinamarqueses que levaram José Augusto em ombros em 1961, morreu esta quarta-feira aos 77 anos, vítima de doença, em Odense, onde residia. Adepto do Benfica desde então, Biermann fez um último pedido à família: ser sepultado com a camisola do clube da Luz.
A ligação de Biermann às águias remonta a março de 1961, na caminhada do Benfica rumo à conquista da primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus. Depois de ter vencido, por 3-1, na primeira mão dos quartos-de-final da prova, a 8 de março, em Lisboa, a formação comandada por Béla Guttmann foi ao reduto do Aarhus alcançar novo triunfo (4-1), com uma exibição memorável de José Augusto.
No final do jogo, e em sinal de reconhecimento, um grupo de dinamarqueses levou o antigo extremo em ombros. "Ele pensou que íamos agredi-lo. Mas entrámos no relvado para o levar em ombros, depois da partida fantástica que acabáramos de ver", contou, a Record, o próprio Biermann, a 13 de abril passado, numa reportagem sobre o 88.º aniversário do bicampeão europeu. O momento ficou eternezido em várias fotografias, uma das quais oferecida pelo nosso jornal a José Augusto
Biermann, que na altura tinha 12 anos, é um dos miúdos que está nas imagens. Por intervenção do dirigente José Coelho Virgílio, a Direção de Maurício Vieira de Brito tornou-o sócio e ofereceu-lhe um equipamento do Benfica. A partir daí, sempre que as águias se deslocavam àquele país, Biermann era convidado a integrar a comitiva.
Em 2016, o dinamarquês esteve em Lisboa para doar ao museu do Benfica todo o seu espólio relacionado com os encarnados, desde autógrafos e fotografias, até ao cartão de sócio e à camisola de Eusébio, que lhe oferecida em 1969. Aliás, recusou vendê-la por 2 mil euros ao diretor do hotel onde se instalara. Já em fevereiro deste ano marcou presença no lançamento do livro 'José Augusto e o Benfica dos Anos 60', que teve lugar no Estádio da Luz.
Gala decorre no pavilhão n.º 2 do complexo da Luz, a partir das 21 horas, sem ser permitida a entrada da comunicação social
Encarnados triunfam por 7-1 e vencem a competição pela 5.ª vez
Técnico do Benfica aplaudiu o esforço das suas jogadoras frente ao Nun'Álvares, que apelidou de "guerreiras"
Técnico do Nun'Álvares considerou que faltou eficácia para resolver a final com o Benfica mais cedo
Em comunicado, organismo que tutela o futebol europeu diz que AFA rejeitou as três propostas alternativas apresentadas
Adeptos do Valerenga deixaram este domingo mensagem de contestação contra a federação e o emblema de Bodo
Antigo jogador do FC Porto foi alvo de mais de 50 queixas entre 2019 e 2023