Treinador do Benfica fez esta quarta-feira a antevisão ao duelo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, marcado para amanhã (20 horas), frente ao Marselha
Roger Schmidt fez esta quarta-feira a antevisão ao jogo com o Marselha, marcado para amanhã (quinta-feira, 20 horas) no Estádio da Luz, a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.
Fator casa determinante?
Relacionadas
"Vamos ver. As estatísticas do passado não são importantes para mim porque creio que cada jogo é importante. Ontem tivemos uma bela impressão que os quartos de final de uma competição europeia são muito diferentes. Jogámos muito bem nas últimas semanas e nos últimos jogos. Creio que estamos a atravessar um bom momento. É extremamente importante que tenhamos a hipótese de jogar a primeira mão em casa. Temos que evidentemente a jogar bons jogos, não só em casa mas também quando vamos fora. Estamos completamente concentrados para obtermos o melhor resultado possível."
Objetivos do Benfica e o número 9 para amanhã?
"Acaba de dizê-lo como se fosse um facto, mas nada está escrito. Sabemos que faltam poucos jogos até ao final da temporada, mas também sabemos que ainda tudo é possível. Estaremos concentrados até ao final. Não vencemos todos os troféus que queríamos, como é o caso da Taça da Liga e da Taça de Portugal, mas estamos a dar o nosso melhor. Agora, amanhã, teremos os quartos de final da Liga Europa e teremos que estar totalmente concentrados para tentarmos chegar às meias-finais. Relativamente ao número 9 para amanhã, vamos ver..."
Rumores sobre José Mourinho
"Bom, histórias nos media não são um problema para mim, então não vou comentar isso."
Liga Europa é uma tábua de salvação para o Benfica? O que tem a dizer sobre a homenagem que será prestada a Eriksson amanhã no Estádio da Luz?
"Liga Europa é uma grande competição. Nós também queríamos participar na Liga dos Campeões, mas também reconhecemos a importância desta Liga Europa, sobretudo quando vemos as equipas que marcam presença na competição. Quando jogamos a um nível elevadíssimo, conseguimos alcançar excelentes resultados e agora temos mais experiência a nível internacional. Participámos em variadíssimos jogos e isto pode ser importante e positivo para o resto da temporada. As duas derrotas que sofremos na última semana foram muito duras para o Benfica. Os jogadores tentaram de tudo para vencer esses jogos, mas não foi possível. Mas sinto que estamos preparados e que os jogadores estão muito focados e motivados, apesar dessas duas derrotas. Claro que já ouvi falar sobre Eriksson, antigo treinador do Benfica. Tudo o que tenho ouvido tem sido extremamente positivo. Um grande treinador, com uma personalidade muito forte que enfrenta um momento muito difícil na sua vida."
Como analisa o comportamento de Di María no dérbi (situação com Pote)?
"Foi um toque na cara do adversário, é verdade. Mas não foi nada que fosse com grande violência, mas não foi 100% correto. Mas vejo as coisas no panorama mais global. O Di María é um jogador com uma grande qualidade e que acredita que os jogos devem ser justos. Já disse anteriormente que os árbitros demonstram às vezes os seus estatutos marcando constantemente muitas faltas. Não sei se já repararam que o Di María sofre muitas faltas, mas isso não se traduz em muitos livres diretos. Temos de respeitar o Di María, pela sua carreira, mas também pelos seus valores. Não tenho quaisquer dúvidas sobre a sua personalidade. É um jogador que está sempre disposto a jogar jogos importantes."
Tendo em conta que as contas da Liga estão agora mais difíceis, planeia dar mais minutos na Liga aos jogadores que têm jogado menos, até pensando na próxima época?
"Neste momento não tenho um único pensamento sobre a próxima época. Estou totalmente concentrado no próximo jogo. A cada jogo tentamos dar o nosso melhor para vencer. Mas isso não quer dizer que vamos jogar sempre com todos os jogadores. Temos de avaliar sempre a forma como os jogadores recuperam. Mas também precisamos que todos aqueles que entram que sejam capazes de dar uma resposta sempre que chamados. Teremos de fazer sempre alterações. Mas para já não penso na próxima época."
Marselha com jogadores que têm sofrido muitas lesões. Problemas com os adeptos do Marselha
"Em primeiro lugar, é verdade que o Marselha tem alguns jogadores lesionados, o que é lamentável, mas mesmo assim continua a ser uma equipa fortíssima. Quanto aos adeptos, já falei com o presidente, e o Marselha não quer autorizar que os adeptos do Benfica também vejam o jogo no Velódrome, então o que nós queremos é chegar um acordo: que os adeptos do Marselha possam ver o jogo na Luz e os adeptos do Benfica possam ver lá."
Qualidades do Marselha? Gostaríamos de saber o que o Benfica representa para si enquanto alemão
"O Marselha encontra-se neste momento no 7.º lugar no campeonato, portanto ainda podem acabar muito bem a época. Estão nos quartos de final da Liga Europa, então creio que estão a obter bons resultados. É uma equipa que joga um futebol físico, com jogadores-chave e com muita qualidade. Estaremos de estar preparados para o jogo de amanhã. Como descrever o Benfica num minuto? É extremamente difícil. Antes de chegar ao Benfica disseram-me que antes de conhecer o Benfica que tinha de fazer parte dele e é totalmente verdade. O Benfica é um grande clube. Tem um papel muito importante na sociedade portuguesa e é por isso que amanhã tentaremos alegrar muitos adeptos."
-------------------------
Em declarações à BTV
Como sente a equipa em termos físicos e mentais?
"Muito bem. Na última semana estivemos num nível muito bom. Não fomos bem-sucedidos frente ao Sporting, mas os jogadores estiveram bem e demonstraram um bom nível enquanto equipa. Há muito tempo que o Benfica não está numa meia-final de uma competição europeia e cabe-nos a nós mudar essa tendência."
Qual será a abordagem do Benfica para o jogo de amanhã?
"Será a mesma de sempre. Teremos de acreditar em nós mesmos, analisar o adversário e estarmos preparados para o desenrolar do jogo e para a sua história. A primeira mão é no nosso estádio e temos de estar preparados. Creio que estamos preparados e totalmente preparados para fazer uns 90 minutos fantásticos."
Como parar Aubameyang? É um jogador que já conhece...
"Será sempre uma tarefa de equipa. É um jogador muito experiente, rápido e muito inteligente no seu posicionamento. Controlá-lo não será uma tarefa de apenas um jogador, mas sim de toda a equipa. Teremos de estar muito preparados para o momento em que perdermos a posse de bola e sermos rápidos a reagir."
Candidato à presidência do Benfica considera o médio "uma referência do Benfica" e "um talento da formação" do clube
Jornalista Rafael Soares no programa Record na Hora
Declarações no programa de Record na Hora
Internacionais colombianos já aterraram em Faro e treinam sexta-feira
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Evento decorre de 8 a 11 de outubro