Candidato à presidência do Benfica concedeu, esta noite, uma entrevista ao NOW
"Sérgio Conceição? Sérgio Conceição já não é treinador. Não considero que seja treinador para o Benfica. Tem a ver com o perfil. Tem perfil de treinador que não entra no Benfica, só se for lá com outra equipa, 90 minutos, e depois sai."
"José Mourinho? O Bruno Lage está a treinar o Benfica. Arranjam a regulamentos para destabilizar. Tem de perguntar a Rui Costa. Vou retribuir ao Benfica tudo o que o Benfica me deu. Falo todos os dias com treinadores. Tenho auscultações todas feitas. Há 18 anos que faço auscultações, porque os represento. Vou deixar de os representar."
"Ruben Amorim? Neste momento, não está a ter sucesso. O Benfica é incomparável. É muito mais difícil treinar o Benfica. Nao sei se o Ruben Amorim vem ou vai dar bom treinador para o Benfica. Ele tem contrato e tem de se fazer à vida."
"Hegemonia do Sporting? Ganhou nos últimos dois anos. Tem tudo a ver com processo de alteração no Benfica. Um projeto desportivo, económico financeiro e associativo. O Benfica tem 3 grandes características: o associativismo, a base do Benfica, é o que a minha candidatura representa. A formação, o Benfica é conhecido pela formação que tem. E o ecletismo, tem modalidades para tudo e mais alguma coisa. Não inventei a roda, passa pela sustentabilidade do Benfica. É a forma de quebrar a alegada hegemonia do Sporting. O Benfica é superior aos outros. Tem de se parar de andar a dizer isso agora. O Benfica é notoriamente superior aos outros. Incomparavelmente superior aos outros. O Sporting não me preocupa. Quando entrar no Benfica, vão perceber porque não tenho de me preocupar com os outros."
"As infraestruturas não se resumem ao Estádio. Precisam de ser atualizadas. Benfica District? Tenho conhecimento que o Benfica tem vários projetos há vários anos. É normal. É um projeto vanguardista, interessante, mas passa por cima do 'core bussiness' do Benfica e passa por cima do essencial. O Benfica foi fundado para ganhar. O Benfica tem das melhores infraestruturas do Mundo. O Benfica não tem espaço para todos os sócios. Mas tem problema de segurança no Estádio. Tem poucas saídas e entradas é perigoso. Se acontecer alguma coisa dentro do Estádio, podemos ter problemas de segurança. Ideias? Ponte pedonal por cima da Av. Lusíada, assim como por cima da Segunda Circular. O Benfica tem de criar condições e falar com CML. O Benfica precisa de mais um pavilhão para as modalidades. O Benfica paga muito em alugueres para a formação. Tem de se aumentar o Campus do Seixal. A minha aposta implica retenção da formação. Tenho de alastrar ao máximo o Seixal, para o Benfica poder dizer com orgulho que tem jogadores da formação a ganhar."
"Uma das minhas escolhas para diretor, o Pedro Ferreira, disse-me que feitas as contas que iria dar 34 e tal milhões. Quando nos interessamos... Obviamente que tenho de me interessar e saber na ponta da língua os números. O Benfica tem de reter resultados positivos todos os anos. O problema do Benfica financeiro não é os 25 por cento do aumento do passivo, não é ter aumentado a dívida, é problema de tesouraria. O Benfica não tem caixa. Tem neste momento 6 milhões. Não tem dinheiro no dia a dia para a sua operação. Precisamos para os próximos 4 anos de ter 280 milhões de euros de caixa. O défice que o Benfica tem, apesar de apresentar valor positivo, e isso tem de ser gerido. Os empréstimos obrigacionistas, o Benfica deveria ajustar a maturidade da dívida financeira às suas receitas. É preciso encetar vários processos para ajustar a sua condição financeira, para estar mais sustentada. O Benfica pede empréstimos. O Benfica tem de ter gestão mais responsável. Não estou preocupado com gestão de atletas e saídas de atletas."
"Resultado de 34,4 milhões de euros? É um resultado positivo. Ainda bem. Vou herdar a situação melhor. Este ano foi excecional. Tivemos Mundial de Clubes, uma boa participação na Champions League, faz vendas... Um ano excecional. O Benfica está sob alçada da UEFA. O Benfica tem de ir descendo a cada 3 anos o seu passivo. O passivo é para ser gerido. O Benfica não tem de pedir dinehiro para a sua gestão diária."
"Sou candidato e também sou sócio. Espero que as eleições sejam dia 26, porque dia 25, logisticamente, será um caos. Será difícil de organizar com a Polícia. Infelizmente, nos últimos 4 anos tem-se prometido muito e é sempre um tiro ao lado. Nos anos 80 ou 90, existia muito isso. Apresentar jogadores. Vilarinho anuncia Jardel num debate contra Vale e Azevedo. Aquilo foi um desastre. Essas políticas eleitoralistas cada um tem para si. Eu mostro trabalho, rigor, visão e projeto. Para mim, não é isso que tem valor. Bernardo Silva, Rúben Dias, Cancelo, Gonçalo Guedes, João Neves, são todos sócios do Benfica. Metam-se num avião e venham votar em mim. Trunfos? Não é algo que tenha valor para mudar o Benfica. A minha candidatura é feita da mentalidade dos benfiquistas. Andei um ano a ouvi-los. Estou aqui para os benfiquistas, não estou dependente de resultados desportivos. Andei um ano a ouvi-los, ando por todo o lado. Estratégia política dos anos 80 e 90 não teve sucesso, mas teve influência naquela eleição. Agora as pessoas têm mais informação, pensam muito mais Benfica. Politicamente, como estratégia, não tem o valor que teve nos anos 80 ou 90."
"Hoje não é só isso que conta para os adeptos. Tudo o que seja contratos de jogadores que estão em vigor, acho que deve ser mantido em sigilo. Bernardo Silva ou qualquer outro jogador terá porta aberta no Benfica. Ele vai receber propostas de outros clubes. De Espanha será seguro. A segurança que qualquer outro candidato em relação a um pré-acordo é válido quer para uma candidatura como para outra. Bernardo Silva já foi confrontado com isso [com o contrato]? Bernardo Silva apoia uma mudança. Ele é ativo eleitoralmente por si próprio. Qualquer candidato pode ter esse pré-acordo. Eu faço contratos todos os dias. O Benfica muda de liderança, acha que ele não vai ouvir a direção do Benfica ou só o fará se [o vencedor] for Noronha? Eu gostava muito de ver regressar João Neves. Quem me dera que viessem todos. O que quero é incutir nos jovens do Benfica que queiram ganhar no Benfica e não no PSG ou no Al Hilal."
"O treinador que estiver à frente do Benfica, a 26 de outubro [o dia seguinte ao das eleições no clube], deve colocar o lugar à disposição caso Rui Costa não vença as eleições? Tem de perguntar a quem for treinador no dia 26 de outubro."
"Se Bruno Lage faz campanha por Rui Costa? Não, acho que teve uma saída infeliz ou outra. Poderia ter mais algum cuidado. É para isso que existe departamentos de comunicação, tem o Pedro Pinto, o Gonçalo Guimarães, o Nuno Costa no gabinete da presidência... pessoas que o poderiam aconselhar. Todos falhamos, todos erramos. Não é uma avaliação com a qual me preocupe. Não critiquei durante um ano esse tipo de afirmações. Não podemos dar o mesmo nível de importância a tudo. Compreendo a situação de Bruno Lage, foi Rui Costa quem apostou nele. Percebo que ele se entenda bem com Rui Costa, é normal que tenha relação mais próximas. Tal como seja normal que se entrarmos ele também se dê bem connosco. Tenho quase a certeza que Bruno Lage não concorde com tudo o que tem acontecido. Saídas e entradas. Lourenço Coelho, que saiu para a entrada de novos diretores. Tem de se focar na sua profissão, fazer o melhor pelo Benfica e não se deve dar muita importância a nível comunicacional e ao seu posicionamento enquanto sócio. Devia separar as coisas, erra e não o deve voltar a fazer. Sei o que são conferências de imprensa, muitas vezes sente-se necessidade de fazer. Não é da comunicação, é do futebol, e por vezes erra."
"Bruno Lage é o treinador do Benfica, tal como os jogadores de futebol ou das modalidades. Quem entrar no Benfica tem de herdar aquilo que vai encontrar. Estou disponível para herdar o que o Benfica me der. Eu sei o que vou encontrar. Ele será das primeiras pessoas ou grupo de pessoas com quem irei falar e explicar o nosso projeto desportivo: Se entender, Bruno Lage, que por um ato de lealdade ou por decisão pessoal que deve sair, eu não vou criar destabilização a esse nível. Sabe o que é um candidato entrar e despede um treinador ou jogador... Tem de se respeitar esse contrato. Vamos ter uma conversa com o treinador. Bruno Lage é uma consequência da direção do Benfica. Está a colocar tudo em cima de Lage ou jogadores, é uma conseuquência da gestão desportiva."
"Dou-me bem com o Rui Costa, não tenho o número dele. Da mesma forma que digo o que tenho a dizer em AG. Posso gostar da pessoa, gostar de ter alguém educado para mim. Não gosto da visão dele para o Benfica. O Benfica está acima de qualquer amizade."
"Todo o tempo para falar do Bnefica é útil. Lancei a candidatura há mais de um ano. E disseram tudo. Que o primeiro milho é para os pardais... disseram membros de outras candidaturas. Já fui associado à candidatura de Vieira, de Rui Costa, de Martim Mayer, só não fui à de Cristóvão Carvalho. Agradeço a importância e relevância que dão à minha candidatura, é bom sinal. Os outros candidatos sabem que a candidatura tem valor, aparentemente reconhecem o valor. Conhecem alguem que nada aqui há 18 anos, sabe muito disto. Eu vim para ganhar, nasci para trabalhar, sei bem o que é o Benfica. Sei o que tive de fazer para chegar até aqui. É isso que os outros reconhecem em mim e é por isso que me tentam ligar a outras candidaturas. Vim para ganhar, sei o que é preciso. E vou ganhar."
"Não estou nada estupefacto com resultlados de sondagens, pouco me interessam. Estou há um ano a trabalhar. A minha sondagem é a rua, ando na rua há muto tempo na rua, os benfiquistas ja me conhecem. Não pago a meios de comunicação. Durante um ano, nao me chamaram, chamaram-me aqui hoje. Mas agradeço, é fruto do meu trabalho. Estou aqui por minha conta. Não me cabe na cabeça não ganhar ou não ir à segunda volta. Ou vou à segunda volta, no mínimo, ou ganho. Dia 25 de outubro veremos. Sondagem tem valor e deu-me um bilhete para estar aqui. Tem valor para quems e quiser agarrar a sondagens. A minha convicção é outra e tenho a conviccção que irei ganhar."
Um dia depois da sondagem que o colocou em terceiro lugar nas eleições do Benfica, João Diogo Manteigas concede uma entrevista ao Now. Para seguir em direto, às 18h45.
Médio brasileiro do Qarabag, que representou Estoril e Vilafranquense, fez a antevisão da 1.ª jornada
Candidato à presidência do Benfica concedeu, esta noite, uma entrevista ao NOW
Esteve em Manchester com Noronha Lopes a ver o dérbi local
Candidato à presidência do Benfica já está em Portugal, depois de ter assistido ao dérbi de Manchester
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe