Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Farense

Farense

20:45

17 dezembro

Benfica

Benfica

Experiência sérvia ou repentismo luso para Turim

Considerando que o sérvio Markovic não será despenalizado pela UEFA, Jorge Jesus terá de se decidir entre dois elementos...

Experiência sérvia ou repentismo luso para Turim
Experiência sérvia ou repentismo luso para Turim

Considerando que o sérvio Markovic não será despenalizado pela UEFA, Jorge Jesus terá de se decidir entre dois elementos que, apesar de jogarem na mesma posição, apresentam características diferente e que, consoante as partidas, podem dar diferentes valências à equipa encarnada: Sulejmani e Ivan Cavaleiro.

Sulejmani pode ter apenas 25 anos, mas enfrenta a alta roda do futebol europeu praticamente há cinco temporadas, altura em que reforçou o Ajax proveniente do Heerenveen. Mesmo com essa experiência de jogar no mítico clube de Amesterdão, certo é que o sérvio apenas disputou duas finais na sua carreira, tendo perdido as duas, ambas pelo Ajax. Primeiro em 2010/11, diante do Twente (0-3), e depois a 2011/12, frente ao mesmo Twente (2-1).

Neste particular, Ivan Cavaleiro é um verdadeiro novato, já que em Turim terá a primeira oportunidade da sua carreira para jogar uma final, e logo numa prova europeia. Isto aos 20 anos... Vantagem sérvia igualmente no número de jogos europeus, já que Sulejmani soma 51 partidas na UEFA, enquanto Ivan tem apenas 5!

O português ganhará (talvez) pela forma incisiva e repentina como é capaz de partir para cima da defensiva contrária e fazer a diferença, fruto da sua velocidade e criatividade, um pouco à semelhança daquilo que Gaitán fará no lado contrário. Assim, JJ terá de escolher entre a experiência sérvia de Sulejmani, que lhe concede um maior conhecimento tático e uma capacidade mental superior, ou então apostar na velocidade e repentismo de um jovem internacional português, que lhe poderá servir de "abre-latas" em momentos mais complicados...

O que fizeram até aqui

Dos dois elementos citados, apenas Sulejmani já foi titular na Europa esta época, entrando de início com PAOK (fora), Tottenham (2 jogos), AZ (Luz) e Juventus (Luz). Foi sempre substituído, mas conseguiu agitar as águas enquanto esteve em campo. Na Luz, diante da Juve, por exemplo, foi determinante no apoio defensivo e ainda causou problemas lá na frente. Depois, em Turim, saltou do banco "determinado, mexido e provocador", conforme Record escreveu na análise individual dos jogadores.

Quanto a Cavaleiro, foi apenas utilizado por uma vez na Liga Europa, mas naqueles 8 minutos diante da Juventus conseguiu ser decisivo, ao ter uma contribuição importante no golo de Lima, que valeu o triunfo por 2-1 na Luz. Antes, havia jogado em quatro jogos da Champions, sempre como suplentes, mas mesmo assim nem chega a ter 90 minutos europeus esta temporada - 85' no total.

Por outro lado, convém frisar que, apesar de ter estado durante algumas semanas afastado da equipa principal, o jovem natural de Vila Franca de Xira não deixou de jogar. Fê-lo pela equipa B, ajudando o conjunto de Hélder Cristóvão a conseguir bons resultados na Segunda Liga, prova em que soma 10 golos.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica Notícias
Notícias Mais Vistas