Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antigo futebolista recorda mudança para o Estugarda, em janeiro de 2002
Seguir Autor:
Na véspera do encontro entre o Real Madrid e o Estugarda, que marca a estreia das duas equipas na Liga dos Campeões, o jornal espanhol 'As' ouviu Fernando Meira, antigo jogador português que vestiu as cores do clube alemão durante cinco temporadas e meia depois de deixar o Benfica, em 2002. Aliás, o agora comentador e empresário revela que não foi difícil deixar o clube da Luz naquele já longínquo mês de janeiro, quando era capitão dos encarnados.
"Foi fácil tomar a decisão porque o Benfica atravessava um momento complicado [n.d.r. sob a liderança de João Vale e Azevedo]. Era capitão, mas havia muita instabilidade. O diretor desportivo do Estugarda veio várias vezes a Lisboa para tentar contratar-me, senti-me muito querido pelo clube. Também queria um novo desafio. A Alemanha foi importante para mim porque cresci como jogador e como pessoa. É um país bem organizado, muito disciplinado, há muita organização dentro e fora do campo. Foi uma grande aprendizagem", explicou o antigo defesa, de 46 anos.
Meira reconhece que muita coisa mudou no futebol nos últimos anos. "O futebolista atual é mais físico, mais forte e mais rápido. Fisicamente os atletas são mais resistentes. Há cada vez mais equilíbrio, as equipas são organizadas. No entanto, penso que ao protótipo do futebolista atual falta liderança. Antes tínhamos jogadores com mais personalidade, mais líderes, que traziam mística aos clubes que representavam. Na minha geração e nas anteriores, viveu-se de outra maneira. Hoje temos muitas redes sociais e é mais difícil para um treinador criar e reforçar um balneário. Antigamente havia uma conexão muito mais forte entre os jogadores. O futebol é um jogo coletivo e quando os futebolistas têm uma boa relação, as coisas funcionam melhor dentro do campo."
Sobre o encontro de amanhã, Fernando Meira não tem dúvidas sobre quem é o favorito: "O Real Madrid. O Estugarda não tem nenhuma responsabilidade de ganhar no Bernabéu. Mas também não será fácil para os 'blancos'. É um novo Real Madrid e já têm complicações, com os lesionados e o seu estilo de jogo. Por exemplo, a falta de adaptação de Mbappé. Mas é uma equipa com qualidade individual e coletiva, que também tem uma grande trajetória nesta competição. Todos sabemos que é difícil ganhar no Bernabéu, mas o Estugarda não tem nada a perder. É uma equipa valente, que saberá ter bola e criar dificuldades ao adversário."
Encarnados reagem às palavras do treinador portista, que falou em "área cinzenta a tornar-se cada vez mais verde"
Dragões empataram, deixaram os leões aproximarem-se... e distância ainda pode ficar mais curta
Francisco Benitez eleito para mandato de quatro anos
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão