Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
GOMES FERREIRA, LUÍS PEDRO SOUSA e PAULO CALADO, enviados especiais
Leogang -- A comitiva do Benfica teve segunda-feira uma visita inesperada. Franz Beckenbauer esteve ontem à noite no hotel da equipa e encontrou-se com Jupp Heynckes e Eusébio, chegado à Áustria no mesmo dia.
O treinador do Benfica apresentou o "Kaiser", seu amigo pessoal, a todos os elementos da equipa. Beckenbauer falou com os responsáveis do clube, perguntou, de seguida, aos jogadores se gostavam do local do estágio e sentou-se à mesa com Jupp Heynckes com quem conversou durante, pelo menos, três horas.
Foi uma conversa entre dois treinadores campeões. Um do Mundo, ao serviço da selecção da Alemanha, o outro da Europa, no comando do Real Madrid. Um diálogo prolongado, que terá visado temas caros a ambos. Do Bayern de Munique à selecção germânica, passando pela nova experiência de Jupp Heynckes no futebol português, mais concretamente no Benfica.
O actual presidente do Bayern de Munique mostrou-se satisfeito com o encontro, até porque se tratou de uma coincidência. "Não esperava chegar aqui e ver o Benfica, Eusébio e Jupp Heynckes. Foi uma bela surpresa. Eu moro a cerca de 50 quilómetros de Leogang e costumo praticar golfe nesta zona", explicou Franz Beckenbauer, para quem a escolha do treinador alemão por parte dos encarnados não podia ser melhor.
"Fizeram uma escolha acertada. Ele é um dos treinadores mais experientes da Alemanha. Já treinou grandes equipas. É perfeito para o Benfica, um clube de grande tradição, que tenta recolocar-se no ' top'. Oxalá consigam fazer melhor que nos últimos anos."
Beckenbauer não poupou elogios ao seu amigo pessoal, com quem conquistou o título mundial em 1974. Aliás, o "Kaiser" não falou apenas de Heynckes como técnico, recordou que o seu passado de jogador lhe conferiu uma experiência que poderá ser muito útil ao Benfica.
Aquele que é considerado o melhor central do Mundo de todos os tempos disse mesmo que os adeptos dos encarnados têm todas as razões para ficarem optimistas.
"Heynckes é alemão. Tem um trajecto claro. Foi um grande jogador e é um treinador muito experiente. É perfeito para o Benfica, um dos clubes com mais tradições no futebol a nível mundial. Trata-se do homem certo para o fazer voltar aos bons velhos tempos."
EURO 2004
Eusébio também ficou feliz com o reencontro. Chegado a Leogang às 21 horas, o “Pantera Negra” ficou poucos minutos à conversa com Beckenbauer.
Visivelmente cansado da viagem, recolheu mais cedo ao quarto, mas teve ainda ocasião para falar do apoio do "Kaiser" à candidatura portuguesa à organização do Europeu 2004.
"Falei, em Cannes, com Beckenbauer e Bobby Charlton, que já revelaram o respectivo apoio. Curiosamente, estão os dois empenhados nas candidaturas da Alemanha e Inglaterra ao Mundial de 2006. São os dois meus amigos, pelo que eu, neste caso, não posso tomar partido."
Franz Beckenbauer também abordou, mais tarde, o tema da organização do Europeu 2004. Na sua opinião, Portugal seria o local ideal para acolher o evento.
"O vosso país é o sítio perfeito para se organizar o Campeonato do Mundo. Mas essa decisão parte da UEFA e não de mim", referiu o treinador campeão do Mundo, em 1990.
Apesar das suas afinidades com a Áustria, o "Kaiser" não crê nas possibilidades deste país.
"A Áustria é um país pequeno, pelo que teve de se juntar à Hungria. Julgo que não terão muitas possibilidades de conseguir a organização. A escolha final será entre Portugal e Espanha."
Lateral do Barcelona falou também de timings, dinheiro e... salário
Bild diz que representantes do jogador já terão iniciado conversas com um dos clubes
Avançada mostra-se focada no hexacampeonato antes da receção ao Torreense, que até pode terminar em festa
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos