Comentadores reagem às gravações divulgadas esta sexta-feira
Surgiram, esta sexta-feira, na blogosfera gravações de telefonemas e conversas envolvendo comentadores afetos ao Benfica, nomeadamente Hugo Gil e André Ventura, referindo ainda outros dois comentadores ligados às águias, Pedro Guerra e Rui Gomes da Silva.
Nas gravações ouve-se Hugo Gil, autor de um dos mais conhecidos blogs de apoio ao Benfica, a queixar-se de fazer todo o "trabalhinho sujo" e de não receber "apoio" ou "patrocínio" necessários a manter aquele espaço, acrescentando que está a pensar em abandonar o site.
"Eu estou a pensar em acabar com tudo. Sem apoios não vou lá. Em princípio vai ser assim, é o que estou a pensar fazer. Já fui ameaçado ontem no Colombo, a coisa não foi bonita. Não estou para esta brincadeira. O site vai deixar de bombar porque não fiz o pagamento; aliás, nem tenho maneira de fazer o pagamento. Estou farto de dizer que sem apoios não vou lá, cortaram-me os apoios. Estou só à espera de encontrar um patrocinador ou alguma coisa do género para alimentar isto", pode ouvir-se numa das gravações. "Tinha hoje o José Nuno [n.d.r.: José Nuno Martins, diretor do Jornal Benfica] ao telefone a perguntar-me porque não recebia a newsletter do site e disse-lhe tudo e mais alguma coisa. Estas brincadeiras de eu andar a fazer o trabalhinho sujo e quem se safa é o clube… Estas cenas custam".
Em declarações ao Record, Hugo Gil esclareceu que se tratou de uma brincadeira, garantindo que se trata de uma "guerrinha entre blogs" e que assegurando que o site vai continuar a existir.
"Foi uma pessoa que tentou sacar-me alguma informação sobre o Benfica... se pertenço ao clube, se me patrocinam. Aliás, pode-se ouvir que me queixo relativamente a não me patrocinarem e a verdade é que não me patrocinam. O patrocínio de que estou a falar é de empresas publicitárias, não tem nada a ver com o clube sequer".
"É aquela conversa em que tento brincar com eles para poderem utilizar. Foi numa altura em que o Sporting estava a disputar o primeiro lugar. Não faz sentido, neste momento... Eu disse: 'Epá, estou cansado disto, não quero saber disto para nada' e quando me ligam já tinha regressado com o blog, tinha tudo renovado, não tinha nada a ver com patrocínios. Estavam a tentar sacar informação e eu comecei a dar 'baile' para ver o que iam fazer a seguir, porque quem me faz tanta pergunta vai querer publicar".
O blogger deixa mesmo um desafio: "Vão sair mais partes da gravação, até desafio que coloquem a conversa toda na íntegra, porque quero que mostrem quando pergunto onde vão publicar, porque eles perceberam que os topei e desligaram logo a seguir".
Outro visado das gravações é André Ventura, professor universitário de Direito e comentador da CMTV, durante aquilo que identificou como "uma aula ou formação". Nela, o comentador afeto ao Benfica admite concertar informações com Pedro Guerra - seu primo, diretor da BTV e comentador na TVI24 - numa espécie de concurso para ver quem dá mais 'cacetada' mais nos adversários.
"Se vocês querem saber se nós nos coordenamos, eu e o meu primo, é claro que nos coordenamos. Tem a ver qual de nós dá mais cacetada e mais forte. E à mesma hora, que é para doer mais. Preparamos logo isto tudo, isto é ao almoço, quando e como vai ser a cacetada e quem é dá mais. Se ele dá menos, eu ligo-lhe. Pedro, estás a ser um menino, assim não dá. Senão diz-me ele ‘Hoje foste muito fraquinho’. O Rui às vezes junta-se a nós, outras vezes não. Portanto, isto é tudo coordenado".
Contactado pelo Record, o professor universitário mostrou-se surpreendido pela divulgação da gravação, lamentou a sua existência e negou que o telefonema gravado de Hugo Gil seja para si.
"Fui apanhado de surpresa por estas gravações e pelo conteúdo. Vi em alguns sites e páginas de adeptos afetos ao FC Porto que era uma chamada entre mim e o Hugo Gil e isso não é verdade. A chamada não é entre mim e o Hugo Gil, não fui eu que fiz essa chamada", começa por esclarecer André Ventura. "Em relação à outra gravação, é de facto a minha voz. É uma brincadeira, conforme, penso eu, se percebe e é retirada, o que é lamentável, ou de uma aula ou formação minha, porque até tenho mais ou menos ideia de quando é que isto foi... Penso que terá sido depois da famosa cuspidela do Bruno de Carvalho ao presidente do Arouca, em que, nos três canais, eu, o Pedro Guerra e o Rui Gomes da Silva, tínhamos apontado esse facto, que parecia uma cuspidela. Surgiram essas questões e perguntavam-me, muitas vezes, meio informalmente, se havia ou não coordenação e eu a brincar dei essa resposta".
O comentador recusou igualmente que Hugo Gil lhe dê informação ou que haja qualquer tipo de concertação com Pedro Guerra ou Rui Gomes da Silva.
"A verdade é que conheço estas pessoas, as minhas ligações pessoais, quer ao Pedro Guerra, quer ao Rui Gomes da Silva, são conhecidas e não vale a pena negá-las, nem entrar em detalhes. Sou amigo do Hugo Gil também. Isso não quer dizer que haja aqui alguma coordenação ou maquinação coordenada", prossegue. "O Hugo Gil tem o blog que é conhecido de todos e é uma fonte de informação, entre muitas outras. Desconheço completamente que haja qualquer transmissão de informação feita de forma reiterada, planeada, para mim e para os outros dois comentadores de televisão".
André Ventura reserva para si o direito de agir judicialmente, depois de ver "até que ponto vai, em termos de divulgação, nas redes sociais ou sites mais ou menos afectos a clubes". O comentador garante, no entanto, que vai fazer um esclarecimento durante o programa de desporto onde é comentador residente, na CMTV.
"Não vou deixar naturalmente que mentiras veiculadas ou manipulações sejam divulgadas. Acho que terei oportunidade, na próxima segunda-feira, de dar uma explicação porque acho que, perante a divulgação disto, as pessoas perguntam se é mesmo assim. Darei também essa explicação às pessoas também na segunda-feira".
Médio de 19 anos somou os primeiros minutos pela equipa principal frente ao Nápoles, na Champions
Jovem defesa, que se estreou pela equipa principal na Champions, concedeu uma entrevista aos canais oficiais do clube
Clube argentino pretende comprar metade do passe
Alemão liderava a prospeção dos suíços quando Renato Veiga foi contratado e em que foi feita uma aposta na robustez física
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam