Bisou no Dragão em 2014/15 e gostava de ver o 17 a imitá-lo...
Bisar frente ao FCPorto em pleno Dragão não está ao alcance de todos, mas há um jogador que conhece bem a sensação de faturar a dobrar e vencer na Invicta. Lima – que, a par de Nuno Gomes, é o melhor marcador de águia ao peito no Estádio do Dragão – foi o autor dos dois golos que deram o triunfo por 2-0, em 2014/15, e, à conversa com Record desde o Dubai, não esconde a vontade de ver Jonas a imitá-lo no clássico de domingo.
"Espero que ele marque dois golos. Também não me importaria de ver o Jardel marcar, é um grande amigo", começa por dizer o ex-avançado do Benfica, de 32 anos, garantindo que apoiará a ex-equipa: "Como adepto do Benfica, vou torcer pela vitória. É muito importante para o ego dos jogadores, do treinador e dos adeptos. Infelizmente, não vou poder ajudar, mas estarei a torcer para que ganhem. Deixei muitos amigos no clube e tive lá uma história feliz."
Relacionadas
Rendido ao talento de Jonas
As palavras que Lima deixa escapar sobre Jonas elucidam aquilo que era a relação da dupla em campo. "Era muito fácil jogar ao lado dele", diz, entre risos. "É um jogador fantástico, tecnicamente evoluído e muito inteligente na forma como se movimenta. Eu conhecia as movimentações dele e ele as minhas. Isso facilitava. Tínhamos liberdade para fazer jogadas, criámos uma dinâmica muito boa e pode dizer-se que a dupla colou. Acredito que oJonas vai continuar a ajudar o Benfica durante muito tempo." A começar já no clássico, espera o antigo camisola 11 dos encarnados.
Agora, Jonas tem ao lado Mitroglou, que herdou o 11 de Lima, e o brasileiro acredita que a dupla também tem condições para ser bem-sucedida. "Ele não tem as minhas características. Eu saía mais da área e ele é mais fixo. É diferente, mas eficaz. Já o Jonas tem facilidade em criar as jogadas e pode fazer com ele uma grande dupla. Mitroglou está a adaptar-se, a ganhar confiança e a marcar golos, e isso é o mais importante para um avançado", diz o atacante do Al Ahli Dubai.
A garra de Rui Vitória
Jonas trabalhou pouco tempo com o novo treinador, durante o estágio no continente americano, mas deixou o clube com uma opinião formada. "Rui Vitória tem garra e é a cara do Benfica. Os adeptos têm de ter paciência, pois ele está a reformular o clube. Tem todas as condições para continuar à frente do Benfica", sublinha, considerando que as águias ainda vão melhorar:"Contra o Belenenses vi uma equipa entrosada e forte ofensivamente. O processo de adaptação dos jogadores ao treinador é normal, mas o Benfica tem pilares como Luisão, Jardel, Jonas e Júlio César e isso é muito importante."
Atento ao futebol português:
Aposta na formação
"É justo que os miúdos tenham oportunidades, mas têm de saber lidar com a pressão. Esse é o verdadeiro desafio"
Jesus no Sporting
"Estranhei a saída para um rival, mas também entendi. Desejo-lhe muita sorte, menos quando jogar contra o Benfica"
Maxi no FC Porto
"Quando me contaram não acreditei, pois Estava há oito anos no clube, era um dos capitães e os adeptos amavam-no"
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Avançado grego anotou um hat trick no triunfo frente ao Moreirense e foi a principal figura do lado dos encarnados
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo