Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Newcastle

Newcastle

20:00

21 outubro

Benfica

Benfica

Lisandro López a fazer lembrar David Luiz

Golo de bicicleta em 2011 eleito pela FIFA como um dos melhores do ano...

Polivalência de Lisandro encanta Jorge Jesus
Polivalência de Lisandro encanta Jorge Jesus • Foto: PEDRO FERREIRA

Um central com faro pelo golo e polivalente. É assim que pode ser descrito Lisandro López, o defesa que o Benfica escolheu para render Ezequiel Garay e que foi, esta quarta-feira, oficializado como jogador do clube da Luz. O argentino tem uma  característica que Jorge Jesus aprecia: está habilitado a alinhar em mais do que uma posição, podendo desempenhar as funções de médio.

Quem o garantiu a Record em junho foi Sergio Batista, técnico que lançou o central na seleção. “É destro e, com a bola nos pés, sabe resolver. O melhor exemplo disto é que alguns treinadores já o colocaram como médio-centro”, contou o agora treinador do Shanghai Shenhua, da China.

É, digamos, um central que faz lembrar David Luiz, defesa que o Benfica transferiu para o Chelsea, em janeiro de 2011. O internacional brasileiro começou como médio, antes de fixar-se no centro da defesa, aos 18 anos. Na última temporada, David Luiz chegou a ser utilizado no meio-campo, num regresso às origens. No Benfica, também foi solução para o flanco esquerdo da defesa, com Quique Flores e Jorge Jesus, que nunca escondeu que aprecia futebolistas versáteis.

Batista não hesita em classificar Lisandro, de 23 anos, como um central “muito forte e de boa estatura”. “Sabe defender tanto numa linha de três, como numa de quatro. É um jogador que cabeceia sempre nas duas áreas. É um daqueles defesas que também garantem golos”, destaca.

Ex-avançado

Com 17 golos em 121 jogos ao serviço do Arsenal Sarandí e 2 em 24 pelo Chacarita, clube que deixou em 2010, após a descida de divisão, Lichi, como é conhecido, ainda não esqueceu como posicionar-se na área adversária, ele que até aos 13 anos era avançado. Um golo de bicicleta ao Olimpo, em setembro de 2011, foi considerado pela FIFA um dos 10 melhores do ano.

Nascido em Villa Constitución, formou-se no Academia de Ernesto Duchini, da terra natal e onde começou Carrizo, guarda-redes do Inter e ao lado de quem se estreou na seleção argentina. Aos 16 anos, transitou para o Chacarita, onde iniciou o percurso ascendente como central.

Autor do golo que valeu ao Arsenal o primeiro título (Torneio Final, em 2012) e eleito no ano passado o melhor jogador do futebol argentino, havia merecido uma distinção como “estrela emergente” no site Argentina World Football. Já na altura despertava a atenção de clubes como Inter e Juventus. “ Além de inteligente a ler o jogo a partir do coração da defesa, López é uma grande ameaça ofensiva”, pode ler-se, num texto em que é rotulado como “líder”. O Benfica quer dar-lhe a oportunidade de iniciar a etapa europeia.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas