Estatutos do Benfica permitem que qualquer associado seja candidato aos Órgãos Sociais, sendo que só os presidentes têm de ser sócios efetivos há 15 anos
A lista de Luís Filipe Vieira para o Conselho Fiscal está a gerar alguma discussão devido ao facto de quatro dos cinco candidatos a esse órgão serem sócios recentes e nem sequer poderem votar no próximo dia 25 por terem menos de um ano como associados efetivos. Algo permitido à luz dos novos Estatutos do Benfica, que só impõem o mínimo de 15 anos de sócio efetivo e 35 anos de idade aos candidatos à presidência da Direção e dos Órgãos Sociais.
Por isso, o elenco apresentado pelo antigo presidente foi aceite pela MAG e concorre ao sufrágio de dia 25 como a Lista E. À exceção do nome indicado para presidente, João Paulo da Silva Pratas (sócio n.º 7.453), os restantes elementos que compõem o Conselho Fiscal na lista de Vieira são todos associados recentes. São eles João Pedro de Aragão Cardoso Nava (sócio n.º 417.751), candidato a vice-presidente, a quem se juntam os vogais José Augusto Rodrigues de Castro Ambrósio (sócio n.º 419.611), Sofia Monge da Silva Cardoso (sócia n.º 419.253) e Célia Maria Pedro Custódio (sócia n.º 419.321).
João Malheiro, comentador da CMTV, é um dos sócios benfiquistas que não esconde a estranheza com este facto. "Os novos Estatutos do Benfica, recentemente aprovados, por inacreditável que pareça, permitem que qualquer sócio seja candidato aos Órgãos Sociais, exceto em casos como o do candidato à Presidência. Não há, por isso, nenhuma ilicitude na validação da lista de Luís Filipe Vieira para o Conselho Fiscal. Mas não é estranho que dos cinco nomes, quatro sejam sócios com poucos dias de filiação clubista? Num universo gigantesco como o do Benfica?", questiona numa publicação no Facebook intitulada "Caricata lista de LF Vieira".
"Sublinhe-se que, ao abrigo dos Estatutos, esses quatro membros não podem votar nas eleições, já que não têm o mínimo de um ano de efetividade associativa. Parece anedota, mas não é...", finaliza João Malheiro.
Canal transmite as seis entrevistas individuais com meia hora para cada candidato às eleições de 25 de outubro
Candidato à presidência do Benfica em entrevista à BTV
Júlio Pinheiro, escrivão do Tribunal de Guimarães, foi pronunciado por 45 crimes, viu o Supremo dar-lhe razão e apoia o antigo presidente nestas eleições
Ex-presidente do Benfica em declarações à BTV
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira