Treinador dos encarnados realçou justiça da vitória na final da Youth League frente ao Salzburgo
Luís Castro destacou o trabalho de toda a estrutura do Benfica para a conquista da Youth League pela primeira vez, após a goleada ao Salzburgo.
"Acima de tudo é um troféu que já merecíamos há muito tempo. Disse desde início disse que um trabalho conjunto, não só do meu staff, mas de todo o Benfica Campus. Desde seguranças, a tratadores da relva é merecido. O Benfica merecia, à quarta foi fez vez", começou por dizer o técnico dos encarnados à BTV.
Relacionadas
Estava presente na final de 2020 em que os jogadores saíram em lágrimas. Agora foi sorte ou talento?
"Quando se tem os melhores fica mais fácil [trabalhar com eles]. Não deixei de sair de lá com orgulho em 2020. Fomos superiores e dominadores, tivemos uma bola na barra e falhamos um penálti. Mostrámos o que é o Benfica. Sai de lá muito orgulhoso, mas é melhor sair muito orgulhoso e com a Taça como agora."
Pensamento dos jogadores após a derrota com o Dínamo Kiev no primeiro jogo...
"Foi uma derrota difícil. As circunstâncias foram difíceis. Era o inicio da época, muitos dos jogadores não estavam a jogar e foi um contexto mais complexo. Mas essa derrota até nos ajudou a unir o grupo, a falar com eles e todos os que estavam no grupo para acreditarmos que tínhamos competência e qualidade para dar a volta e elevar o nome do Benfica."
Pensamento de final após final?
"Sim, sabíamos da nossa qualidade depois desse jogo. Houve quem dissesse que éramos uma equipa má e fraca, quase a pior do mundo. Sabíamos que não éramos e sabíamos o que fazer para corrigir. Fomos alcançando objetivos jogo após jogo."
O que sentiu quando viu a equipa reduzido a 10 com a Juventus, após a expulsão de Samuel Soares?
"Naquele momento não dá para sentir muita coisa. Tivemos de decidir quem saia. Estávamos indecisos entre dois jogadores e pensar qual a estratégia a adotar para não lhe dar aquilo em que eram melhores. Fizeram dois golos de longa distância. Um golo daqueles acontece de longe a longe. Os jogadores foram fantástico e conseguiram com que a Juventus não tivesse oportunidades claras de jogo. Revelaram uma inteligência tática muito alta da nossa parte."
Maldição
"Havia muita gente a falar da maldição. Não acreditámos nisso e depois de a matar, enterrámo-la de vez e foi ate ao 6-0."
O que disse ao intervalo aos jogadores?
"Na outra final tínhamos saído para o intervalo a perder por 2-0 e sentíamos que podíamos dar a volta. Por isso, sabia que o 2-0 não chegava e tínhamos de ser os mesmos e fazer o mesmo jogo e continuar com o resultado como se não estivessemos a ganhar. Os jogadores foram fantásticos, não há palavras."
Apoio dos adeptos
"É ótimo. Temos muita qualidade na formação. Isto é otimo, porque demonstramos a todo o país o nível que temos aqui. Basta olhar para os jogadores da equipa principal e os que já saíram e estão ao mais alto nível, para saber que temos qualidade, mas ainda há muita qualidade a passar para equipa A. Não vamos conseguir mantê-los a todos. Portugal tem 10 milhões de habitantes, não tem capacidade financeira tão alta que permita reter a qualidade que fazemos. Fabricamos os melhores do mundo."
O que significa este título para o treinador?
"Significa dever cumprido, mas só perceber a realidade do que fizemos quando os jogadores passarem para o futebol profissional. O título é top mas se não houver seguimento para a equipa principal não vale de nada para mim."
Pressão aumenta?
"Responsabilidade é a mesma. Não tinha pressão e não aumenta a responsabilidade agora. A pressão colocada por nós mesmos já é máxima, por isso não aumenta e a responsabilidade é igual em todos os jogos"
O que disse após o jogo?
"Disse que tinha orgulho, muito orgulho", finalizou.
Após a estreia com o Atlético, jovem mantém a confiança de Mourinho, que aposta em Aursnes para ocupar a vaga de Ríos no miolo
Leões deslocam-se ao D. Afonso Henriques a 23 de dezembro
Encarnados defrontam Nacional este sábado, às 18h00
Presidente do Benfica falou aos jornalistas no Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada