«Trouxe o Benfica para um patamar que nunca ninguém imaginou»
O MP diz que o Luís criou um esquema para lançar a OPA e que avisou antecipadamente antes do anúncio final, o que é crime, para que o seu amigo José António dos Santos ganhasse dinheiro para o compensar. Avisou o seu amigo?
"O senhor José António nunca foi avisado. Só eu, o Domingos Soares de Oliveira e o Miguel Moreira sabiam desta OPA. Ninguém pode ter nada que diz que eu avisei o José António, nem escutas nem nada. É impossível. O José António soube no dia em que a OPA foi lançada e imediatamente disse que não venderia as suas ações. De certeza que não lhe dei nenhuma informação, como não dei a ninguém. Tenho noção exata que o Domingos Soares de Oliveira e o Miguel também não"
Há um período em que o Rei dos Frangos começa a comprar ações como se não houvesse amanhã, antes do anúncio da OPA…
"Podem fazer essa pergunta a ele. De certeza que não sabia de nada. Posso garantir que não sabia de nada. As primeiras ações que comprou ao BES foi um grande negócio. Não é por acaso que tem a fortuna que tem, sabe antecipar-se. Era fácil de ver que as ações do Benfica estavam muito baratas. Quando pensámos na OPA, a primeira proposta que fizemos foi de dois preços, a 3 e 5 euros. Passados uns meses a CMVM disse que era possível e depois que só podia ser um preço. Chumbou um preço, tínhamos de fazer a cinco. Não estava nada preocupado com quanto o José António ia ganhar. Estava preocupado com o Benfica. Nem em quanto podia ganhar eu. Estava preocupado com o que o Benfica ia ganhar. Na operação desenhada deixaríamos 5 por cento em bolsa, o Benfica ficaria com 45 por cento e o resto para parceiros, como o modelo do Bayern Munique. Posso garantir que nos próximos anos, éramos bem geridos e somos bem geridos. Teríamos a garantia de salvaguardar o Benfica para o futuro com estes parceiros, como o Bayern. Talvez o grande culpado tenha sido eu porque trouxe o Benfica para um patamar que nunca ninguém imaginou."