Luisão já tinha anunciado que esta seria a sua última época como jogador profissional, mas acabou por antecipar a decisão ao deduzir que não teria chances de competir. Ao que Record apurou, este adeus não deixou de revestir-se de alguma mágoa para com Rui Vitória, uma vez que o internacional brasileiro queria ter-se despedido dos adeptos em competição, nem que tal tivesse acontecido num jogo da Allianz Cup. Ora, na estreia das águias nesta prova, contra o Rio Ave, o central acabou por nem ser convocado e também aí percebeu que seriam quase nulas as hipóteses de vir a ‘falar’ novamente em campo com os adeptos.
Relacionadas
No entanto, sabe o nosso jornal, o agora ex-atleta também reconheceu a franqueza de Vitória que, ainda antes de ter visto Luisão acionar a renovação prometida por Luís Filipe Vieira, lhe fez saber que não contaria com ele para esta época, e também daí a contratação de dois novos centrais: Conti e Lema. No entanto, Luisão partiu para esta época acreditando que teria, pelo menos, abertura para algumas chamadas a jogo, algo que até aqui nunca se verificou. Perante este cenário, sabe Record, Filipe Vieira chamou Luisão para uma nova conversa cara a cara, tendo o presidente deixado à consideração do defesa o que queria fazer do seu futuro. O camisola 4 decidiu-se pelo afastamento dos relvados, algo que apenas tinha apontado para o final da época ou eventualmente para o final do ano civil. No final da cerimónia de ontem, diga-se, Luisão não deixou de dar um abraço a Vitória, sinal de que, no que às posturas de ambos diz respeito, tudo ficou bem resolvido.
‘Embaixador’ depois da pausa
Luisão será agora diretor para as relações internacionais do clube da Luz. Tal significa será uma espécie de embaixador das águias, dando resposta às muitas solicitações do clube a partir do estrangeiro, sendo rosto conhecido de uma estrutura profissional em que os encarnados apostam no projeto de internacionalização do clube. Entretanto, ficará agora algumas semanas de férias, dedicando-se mais à sua família.
Terá uma partida para a despedida
Quando confrontado com o timing deste afastamento, Luisão acabou por ser evasivo, respondendo que considerou este o "momento certo", depois de uma carreira em que, na prática, sempre esteve habituado... a jogar. E ao que Record apurou, uma vez que o internacional brasileiro não teve essa possibilidade de se despedir dos adeptos num qualquer jogo oficial, ouviu de Luís Filipe Vieira a promessa de que terá direito a essa partida. Naturalmente, particular. A data ainda está, evidentemente, por acertar, mas já estão definidos alguns moldes: Luisão escolherá a sua equipa, formada com os jogadores e as figuras que mais o marcaram ao longo da carreira, e terá como adversário... o Benfica. Esta será uma homenagem ao jogador com mais títulos na história das águias: 20.
Sem dívida para com o clube
O empresário de Luisão, Giuliano Bertolucci, não quis deixar de assinalar também esta despedida antecipada dos relvados. Em declarações a Record, o agente sublinha que o emblema da Luz nada mais poderá cobrar ao central, pois este deu... tudo. "Esta foi uma decisão dele, mas é importante terminar com a convicção de que não ficou a dever nada ao clube, que também tanto lhe deu", frisa, admitindo que, quando intermediou a transferência do Cruzeiro para a Luz, em 2003, "não poderia adivinhar que Luisão acabasse por bater tantos recordes históricos no Benfica e acabasse como jogador com mais títulos na história de um clube centenário". "Agora vai arrancar um novo capítulo, e com certeza vai ter tanto sucesso como teve dentro dos relvados", confia Bertolucci, sem esconder o que diz ser um "orgulho enorme por ter representado Luisão durante todos estes anos. Foi e será mais do que um atleta; é um amigo".
Candidato a vice-presidente argumenta que o Benfica "não pode contratar muito, mas sim contratar melhor"
Advogado considera que "os interesses eleitoralistas de alguns candidatos parecem estar acima dos interesses do Benfica"
Lateral-direito lesionou-se ao serviço da Bósnia-Herzegovina e pediu a uma jornalista para não se aproximar
Estudo desenvolvido para 29 ligas através de modelo que combina variáveis desportivas, económicas e demográficas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos