Avançado do Santos tem maior aptidão para o drible enquanto jogador do Benfica é muito mais forte no ar
Com o Benfica à procura de mexer no ataque, Marcos Leonardo surge como alvo dos encarnados e a ‘Goalpoint’ fez um comparativo entre o avançado do Santos, em 2023, e o de Arthur Cabral em 2022/23, ao serviço da Fiorentina, antes de rumar à Luz.
Os contextos, naturalmente, são diferentes, mas os números fornecidos por esta empresa especializada na análise estatística permitem retirar algumas ideias no que toca ao perfil dos 2 jogadores. Normalmente, a tendência na análise aos avançados passa por olhar para o número de golos e Marcos Leonardo marcou 13 enquanto Arthur Cabral somou 8, ainda que o jogador do Santos tenha precisado de rematar ligeiramente menos em lances de bola corrida (2 contra 2,4 por 90 minutos).
Relacionadas
MERCADO: BENFICA ATACA LEONARDO? ??
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 1, 2024
No Brasil (@geglobo) é noticiada uma oferta iminente do #SLBenfica, entre os 15 e os 20M€, pelo avançado Marcos Leonardo , do (recém-despromovido) Santos
StatsCard: o desempenho do jovem Marcos no Brasileiro 2023, comparado com a… pic.twitter.com/0EwcRg2JCt
Mas importa olhar para a forma como a análise da ‘Goalpoint’ permite encontrar diferenças nas características dos 2 jogadores. É que Arthur Cabral consegue apresentar uma maior tendência a responder a cruzamentos (0,7 contra 0,3 de Leonardo, p/90’) e consegue ganhar muitos mais duelos aéreos. É que Arthur Cabral vence praticamente metade das disputas desse género (49%), enquanto Marcos Leonardo apenas vence 26%, o que condiz com a análise de Jesualdo Ferreira, a Record, que apontou a questão física como discreta por parte do jovem jogador.
Por outro lado, Marcos Leonardo aproveita os recursos técnicos para desequilibrar. Tem 2,9 dribles eficazes e faltas sofridas por 90 minutos contra 2,1 de Arthur Cabral.
Candidato lamenta falta de aposta na formação
Ex-presidente e atual candidato volta a apontar o dedo a Rui Costa e a Bruno Lage
Antigo jogador esteve com o candidato a percorrer o Alentejo
Capitão do Benfica desolado no final do encontro com o Santa Clara
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra