Martelinho: "Soube sempre que ia dar muito que falar e que um dia ia contar esta história a alguém"...
Martelinho até tinha razões para querer esquecer o miúdo que, ao serviço do FC Porto, tinha marcado dois golos ao Feirense, mas foi impossível. Quando o jogo terminou, o treinador da equipa de Santa Maria da Feira ficou com a certeza que Diogo Rocha (Rochinha, como é conhecido) era fora do comum, como se viu quinta-feira no jogo do Benfica Sub-19 com o Anderlecht Sub-19. O que não sabia é que a vida lhe daria um grande surpresa pouco tempo depois.
"Passadas três semanas perguntaram-me se queria o Rochinha. Até achei que era uma piada. Estavam a oferecer-me o camisola 10, o capitão do FC Porto, que me tinha marcado dois golos. Pensei, é brincadeira. Quero ver para querer. O que sei é que estávamos em quinto e acabámos em segundo. No ano seguinte, utilizei-o nos juvenis de 2.º ano. Marcou 17 golos, passámos para a 2.ª fase e só não fomos à 3.ª por um ponto, o que teria sido histórico para o clube. Soube sempre que ia dar muito que falar e que um dia ia contar esta história a alguém", disse o agora treinador do Lourosa a Record.
Relacionadas
Não foi só no Feirense que Rochinha causou supresa a muitos. Quando Martelinho rumou ao Boavista para orientar os juniores, tinha a certeza que mesmo sendo juvenil ia marcar a diferença. Houve quem desconfiasse e quase fizesse uma aposta.
"Quando disse que ia utilizar o Rochinha nos juniores, o cooordenador do Boavista pediu-me para pensar bem e alertou-me para o risco. Acordámos fazer um balanço três semanas depois e aí veio dizer-me: 'É craque'. No Bessa estivemos juntos 13/14 jornadas e ele foi o melhor marcador da equipa. Depois surgiu o Benfica", conta.
Longe da vista mas não do coração. A mudança para Lisboa não fragilizou a amizade com Rochinha, que acompanha até hoje, e com a sua família.
"É o melhor jogador que treinei, um grande talento. Um 10 puro, à moda antiga. Tive oportunidade de o apanhar em momentos importantes da sua vida e vou muitas vezes a Lisboa vê-lo jogar", frisa, felicíssimo por o talento de miúdo "sossegado" e "com grande vontade de aprender" estar a ser reconhecido.
Guarda-redes de 17 anos do Benfica leva 38 internalizações nas camadas jovens lusas
Candidato à presidência do Benfica admitiu ainda que norma o deixa "desconfortável"
Presidente do Benfica e candidato à liderança está na CMTV
Candidato à presidência do Benfica em entrevista na CMTV
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool