Lateral acertou com as balizas adversárias em três ocasiões e contabiliza ainda nove assistências...
Maxi Pereira é um dos dois laterais mais valiosos das principais ligas do futebol europeu no que a participação direta em golos diz respeito. Entre remates certeiros e assistências, o internacional celeste já esteve em doze ações bem-sucedidas dos encarnados, ao serem contabilizadas todas as competições, e só Ivanovic, do Chelsea, tem registo idêntico. No entanto, o internacional sérvio já participou em 38 jogos em 2014/15, contra os 33 do defesa do Benfica.
A caminho dos 31 anos, o camisola 14 está a realizar mais uma época em grande de águia ao peito, demonstrando toda a preponderância que tem no processo defensivo, mas também no plano ofensivo. Até esta altura leva três golos apontados (Paços de Ferreira, Moreirense e Boavista) e nove assistências, assumindo-se como um dos indiscutíveis de Jesus. Tudo isto numa altura em que o futebolista está longe de ter a continuidade no Benfica assegurada, visto terminar contrato no próximo mês de junho.
Relacionadas
A análise de Record teve em conta os laterais dos primeiros três classificados das seis principais ligas da Europa. Nas contas finais apenas são consideradas as partidas em que os jogadores em questão atuaram no sector mais recuado. Por exemplo, Alaba, do Bayern Munique, tem mais golos apontados, mas só um aconteceu a jogar a lateral. Ivanovic tem seis golos e seis assistências, pelo que iguala o registo total de Maxi Pereira, seguindo-se depois Ricardo Rodríguez e o sportinguista Jefferson (ver apoio). No entanto, o futebolista do Wolfsburgo tem a vantagem de marcar as grandes penalidades.
Pelo contrário, Maxi não tem direito a qualquer tipo de papel principal nas bolas paradas e, em muitas ocasiões, forma mesmo o restrito lote de jogadores, que em pontapés de canto e livres ficam na linha de meio-campo, para precaver qualquer tipo de transição rápida do adversário. As ações ofensivas do uruguaio são, constantemente, realizadas em jogo corrido, combinando com o extremo que atua na direita. Aliás, a profundidade no flanco é muitas vezes dada pelo subcapitão.
Máximo
O internacional uruguaio sempre se notabilizou pelas várias assistências para golo que fez ao longo dos anos no Estádio da Luz, mas esta temporada pode bater o máximo no que a golos diz respeito. A época mais goleadora do lateral foi em 2009/10, quando festejou por quatro vezes, duas no campeonato e duas na Liga Europa. Um ano que acabou por terminar com a conquista do título nacional e da Taça da Liga. Números que Maxi pode superar se mantiver os olhos na área adversária.
Ora, é bom lembrar que esta apetência ofensiva vem do período em que o camisola 14 atuava como extremo, no Uruguai. Os primeiros tempos na Luz ainda foram passados nessa posição, mas Quique Flores colocou-o na defesa, numa decisão feliz e que se manteve ao longo dos anos.
Direção do local justifica realização do evento com "espírito de abertura e serviço público"
Avançado do Benfica já aponta à Dinamarca depois de marcar e fazer duas assistências frente à Bielorrússia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque