Após a notícia do 'El Diario', Record teve acesso ao e-mail enviado pelo MP a Miguel Zorío, que fez a queixa em outubro
O Ministério Público português já está a investigar negócios efetuados entre Benfica e Valencia, após ter recebido uma denúncia feita em outubro por Miguel Zorío, vice-presidente do clube espanhol entre 2009 e 2010. Este passo foi noticiado pelo 'El Diario', que mostra um documento em que o MP confirma a investigação dos factos relatados. Entretanto, o nosso jornal também teve acesso ao e-mail que a entidade enviou a Miguel Zorío, datado de 18 de fevereiro.
Zorío, recorde-se, fez uma denúncia por alegados crimes de corrupção internacional e branqueamento de capitais, entre outros, contra as SAD de Benfica e Valencia, o empresário Jorge Mendes e os auditores das duas sociedades.
Em causa, estão as transferências de Rodrigo Moreno, André Gomes, João Cancelo e Enzo Pérez, do Benfica para o Valencia, mas também a saída de Jonas, que rumou à Luz como jogador livre, depois de ter rescindido com o emblema che, cujos detalhes desses negócios e as queixas relativas aos mesmos foram publicadas por Record, nesse mesmo mês de outubro.
Nessa altura, o antigo dirigente prestou declarações ao nosso jornal, acreditando ter sido montado um esquema que lesou o Valencia para salvar a SAD do Benfica. "É claríssimo que o Valencia colocou no Benfica quase 100 M€. Mais de metade desse dinheiro perdeu-se pelo caminho. O Benfica, em 2014, estava muito mal economicamente. Com a compra do Valencia por Peter Lim e Jorge Mendes, utilizou-se o dinheiro do Valencia para salvar o Benfica", alegou, nessa altura.
O empresário crê que Lim e quem esteve envolvido na compra do Valencia "sabiam como movimentar o dinheiro fora dos circuitos legais", através de uma "rede de empresas de offshore que já tinham sido criadas".
Agora, "os factos denunciados" estão a ser "objeto de investigação", tal como o Ministério Público explicou ao denunciante.
Tetracampeão azeri está a desiludir a nível interno, ao perder inabituais 5 pontos em apenas 3 jornadas
Encarnados ainda só marcaram 13 golos ao fim de nove jogos, tantos como em 2013/14
Central do AVS SAD tem lesão muscular
Ex-scout do Benfica pode voltar a trabalhar com Pedro Ferreira, que é o diretor-geral para o futebol neste projeto
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo