José Moreira foi uma das surpresas da convocatória de Jorge Jesus para o jogo com o Belenenses, no Restelo, ao ficar de fora dos convocados, o que aconteceu pela primeira vez nesta temporada em encontros de caráter oficial.
Moreira foi sempre o suplente de Jesus e chegou a ser titular em Poltava, na segunda mão do playoff da Liga Europa, mas a verdade é que com a chegada de Júlio César e a titularidade de Quim, o guarda-redes, de 27 anos, vê o seu espaço reduzido.
Agora, Moreira passou para terceiro nas opções do técnico, ainda que possa ser uma opção momentânea e está a aguardar por melhores dias.
A verdade é que, avaliando os primeiros jogos particulares sob o comando de Jesus, surgiu a dúvida em relação a esta poder ser a época do renascimento de Moreira. Depois de viver um período marcado por duas operações ao joelho esquerdo efetuadas em outubro de 2005 - altura em que cedeu a titularidade a Moretto - e janeiro de 2007, a qual o afastou dos relvados por quatro meses, retirando-lhe a possibilidade de lutar pela baliza encarnada, não mais voltou a assumir-se como indiscutível.
Na temporada passada recuperou a posição, sendo titular na Liga durante 11 jogos mas a baliza sofreu nova troca perto do final da época, tendo esta oscilação acabado por transmitir alguma instabilidade defensiva à equipa nos últimos jogos.
A aguardar
Paralelamente a esta situação, há a questão contratual do jogador, que termina o vínculo no final desta época, ficando livre para assinar por outro clube a partir de janeiro de 2010. Jorge Jesus vê Júlio César como o "guarda-redes do futuro" e o camisola 1 tem, nesta altura, o futuro indefinido.
Quim é o escolhido
Depois de ter vivido um período conturbado durante a temporada passada, com a baliza a ser entregue a Moreira em dezembro - por ocasião do encontro com o V. Setúbal, que terminou com um empate a duas bolas - Quim, de 33 anos, voltou a sorrir com Jorge Jesus.
Na pré-temporada, a dúvida nunca deixou de existir em relação ao eleito para iniciar a época, já que tanto o camisola 12 como Moreira alternaram a condição de titulares. Chegada a hora da verdade, a baliza foi entregue a Quim, tanto no jogo com o Marítimo, para o campeonato, como no primeiro encontro com o Vorskla Poltava, realizado na Luz, do play-off da Liga Europa.
A questão da baliza foi uma das que dominou o mercado, sabendo-se, na altura, que a SAD queria contratar um guarda-redes, mas teria de chegar a acordo com Moretto, o que aconteceu, com o brasileiro a ficar com o passe na mão.
Júlio César foi o escolhido e hoje vai estrear-se no banco em jogos do campeonato, já que assumiu essa condição no encontro de Poltava. Resta saber agora se esta será uma situação pontual, ou se, ao invés, vai começar a haver uma aposta gradual em Júlio César, contratado com a indicação do técnico.
Médio continua a recuperar da grave lesão no joelho esquerdo e, em breve, já trabalhará com bola
Treinador do Benfica deixa à sua equipa e ao adversário
Candidato à presidência do Benfica reage às recentes notícias sobre as empresas em que esteve envolvido
Liza passou os últimos dias a empacotar os bens da família para rumar a Lisboa
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo