Antiga glória do Benfica tinha 70 anos
Minervino Pietra, antiga glória do Benfica, morreu esta quinta-feira, aos 70 anos. A informação foi avançada pelo clube encarnado, em nota publicada no seu site oficial.
"É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade. Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol. Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube", pode ler-se.
Relacionadas
Minervino Pietra representou o Benfica entre 1976 e 1987 como jogador, período durante o qual conquistou quatro campeonatos nacionais (1976/77, 1980/81, 1982/83 e 1983/84), cinco Taças de Portugal (1979/80, 1980/81, 1982/83, 1984/85 e 1985/86) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1980 e 1985). Mais tarde, o antigo internacional português regressou ao clube para desempenhar funções como observador e como treinador-adjunto. Iniciou funções como observador em 2007, tendo passado para adjunto na época em que Jorge Jesus chegou ao comando técnico dos encarnados, em 2009/10. Despediu-se do Benfica em 2021/22, época que ficou também marcada pela saída de Jorge Jesus após a sua segunda passagem pelas águias.
Entretanto, a Liga Portugal também já emitiu uma nota de pesar pela morte do antigo jogador.
À família enlutada, Record endereça as mais sentidas condolências.
O comunicado do Benfica:
"É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade.
Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol.
Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube.
Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos.
Chegou ao Clube em 1976, mantendo a ligação ao Benfica até ao último dia da sua vida. Enquanto jogador, efetuou 407 jogos com o Manto Sagrado e marcou 34 golos, e também colecionou títulos, com quatro Campeonatos Nacionais conquistados, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças de Honra. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador.
O Sport Lisboa e Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística.
À família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames", pode ler-se.
Arrancou temporada a trabalhar nos Sub-23, mas tem características que agradam a Mourinho
Entre os jogadores ligados aos três grandes, médio foi o único titular em todos os jogos
Internacional português está descontente na Turquia e pretende mudar de ares
Avançado sérvio lesionou-se no jogo diante do Cagliari
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central