Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Antiga glória do Benfica tinha 70 anos
Seguir Autor:
Minervino Pietra, antiga glória do Benfica, morreu esta quinta-feira, aos 70 anos. A informação foi avançada pelo clube encarnado, em nota publicada no seu site oficial.
"É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade. Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol. Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube", pode ler-se.
Relacionadas
Minervino Pietra representou o Benfica entre 1976 e 1987 como jogador, período durante o qual conquistou quatro campeonatos nacionais (1976/77, 1980/81, 1982/83 e 1983/84), cinco Taças de Portugal (1979/80, 1980/81, 1982/83, 1984/85 e 1985/86) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1980 e 1985). Mais tarde, o antigo internacional português regressou ao clube para desempenhar funções como observador e como treinador-adjunto. Iniciou funções como observador em 2007, tendo passado para adjunto na época em que Jorge Jesus chegou ao comando técnico dos encarnados, em 2009/10. Despediu-se do Benfica em 2021/22, época que ficou também marcada pela saída de Jorge Jesus após a sua segunda passagem pelas águias.
Entretanto, a Liga Portugal também já emitiu uma nota de pesar pela morte do antigo jogador.
À família enlutada, Record endereça as mais sentidas condolências.
O comunicado do Benfica:
"É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade.
Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol.
Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube.
Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos.
Chegou ao Clube em 1976, mantendo a ligação ao Benfica até ao último dia da sua vida. Enquanto jogador, efetuou 407 jogos com o Manto Sagrado e marcou 34 golos, e também colecionou títulos, com quatro Campeonatos Nacionais conquistados, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças de Honra. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador.
O Sport Lisboa e Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística.
À família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames", pode ler-se.
Dragões entram em campo com 10 pontos de vantagem sobre as águias, que têm um 1 jogo a menos
Encarnados seguram jovem promessa
Siga as incidências do jogo referente à 3.ª jornada do Grupo A da fase final do Nacional
Presidente do Sindicato dos Jogadores espera que caso do jogador do Benfica seja exemplo contra discriminação
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Representou as 'Super Águias' em 10 ocasiões
Coman foi o herói da meia-final ao apontar hat-trick. Ronaldo e Félix foram titulares